Turismo

Obras na Fortaleza de Morro de São Paulo são finalizadas

O local é um importante atrativo histórico-cultural
Ascom Setur , Salvador | 28/11/2017 às 18:19
Restauro Fortaleza Morro de São Paulo
Foto: divulgacao

A finalização das obras de recuperação da Fortaleza do Morro de São Paulo foi vistoriada pelo secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta terça-feira (28). A restauração incluiu, nesta etapa, o Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o local é um importante atrativo histórico-cultural, localizado na Costa do Dendê. Na etapa anterior, foi feita a recuperação estrutural da muralha. Ambas as etapas representam investimento de R$ 14,4 milhões.

“O término das obras representa o êxito de uma parceira que reuniu o governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo da Bahia, Prefeitura de Cairu, Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Ides), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e empresários locais”, explicou o secretário.

Para José Alves, a valorização da edificação datada do século XVII simboliza, sobretudo, uma vitória da comunidade. “Este monumento restaurado contribui para o incremento do turismo histórico-cultural na Bahia. Não simplesmente por melhorar a competitividade deste segmento, mas por fazê-lo com base no princípio da sustentabilidade, para o desenvolvimento de toda a comunidade que o cerca”.

O plano de uso do monumento prevê visitas guiadas por jovens da comunidade, selecionados e preparados para trabalhar na recepção de turistas. Haverá exposição permanente de objetos encontrados durante o restauro: balas de canhões, artefatos arqueológicos e cinco canhões, que ajudam a contar a história do local.

  A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) detém a cessão de uso do equipamento militar e histórico, concedida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) ao governo da Bahia.