Turismo

Devoção e união marcam o 76ª. festa de São Nicodemus

A homenagem reuniu a comunidade portuária e familiares no Porto de Salvador
Ascom - Codeba , Salvador | 27/11/2017 às 18:30
Devoção e união marcam o 76ª. festa de São Nicodemus
Foto: div
p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 15.0px; font: 9.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323} p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 15.0px; font: 9.0px Arial; color: #232323; -webkit-text-stroke: #232323; min-height: 10.0px} span.s1 {font-kerning: none}

Os festejos de São Nicodemus, que comemora 76 anos de tradição e fé, aconteceram nessa segunda-feira (27), no Porto de Salvador, e reuniu devotos do padroeiro dos trabalhares do Porto de Salvador.

A festa foi iniciada com uma alvorada de fogos, às 5h. A parte religiosa dos festejos foi iniciada com a procissão, que percorreu do Portão 1 até a Capela de São Nicodemus, localizada próximo ao cais Água de Meninos. Em seguida foi realizada a missa de ação de graça, que reuniu baianas, funcionários da Codeba e de diversas empresas situadas no Porto de Salvador com seus familiares, além de devotos que marcam presença todos os anos para homenagear o santo. Após a celebração religiosa, foi a vez do tradicional caruru, que foi servido na área interna do porto, próxima à Capela. 

Mãe de dez filhos, Letícia Santana, uma trabalhadora autônoma de 73 anos, conta que sua fé começou aos quinze anos, quando teve seu primeiro contato com o Porto. “Tirei do porto o sustento que precisava para criar meus filhos e de São Nicodemus a fé para continuar a minha jornada”, conta Letícia.

Maria Cristina Souza compareceu mais um ano à celebração. Dessa vez acompanhada por seu filho, um jovem com necessidades especiais, e agradeceu pelas bênçãos concedidas. “Eu peço sempre a ele por mim e por meu filho. Próximo ano vou fazer 65 ano e da minha saúde Ele sempre cuida”, afirma.

Funcionária da Codeba e membro da Comissão dos festejos de São Nicodemus, Robélia Rabelo conta que muitos dos fiéis, que trabalham na Codeba, atribuem alguns milagres ao padroeiro dos portuários. Ela acredita também que o evento tem importância especial no calendário de festas populares de Salvador. “Este é a celebração que abre o ciclo de festas. Depois de São Nicodemus, segue com a de Nossa Senhora da Conceição e a do Senhor do Bonfim”, completa. 

“Neste dia, nos reunimos para celebrar nosso padroeiro, renovar nossa fé, pedir proteção para a comunidade portuária e benção para que o Porto de Salvador continue contribuindo para o crescimento da economia da Bahia”, destacou Amarílio Conceição Pinto Santos, técnico de sistema portuário da Codeba. Ele participa dos festejos há 36 anos, desde que entrou na Companhia, em 1981. “Esse momento é de ação de graças”, conclui.

40ª Corrida Rústica

Na programação aconteceu também a 40ª Corrida Rústica, com aproximadamente 40 participantes e teve como vencedores na categoria feminina Elizabete Cardoso, em primeiro lugar, Luana Reis, em segundo, e Adla Maia, em terceiro; na categoria masculina Jurandi Santos, em primeiro lugar, Fábio Oliveira, em segundo, e Adler Amorim, em terceiro.