Turismo

VALE DO PATI: Graer resgata turista mineira em trilha na Chapada

Grande ação do Graer PM BA
Da Redação , Salvador | 12/10/2017 às 18:55
Nathalia sendo imobilizada e socorrida pelo Graer
Foto: Graer



Equipe do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar realizou, na tarde de ontem (11), o resgate da turista mineira Nathalia Guimarães Oliveira, 28 anos, que se acidentou na trilha do Pati, próximo a Cachoeira do Calixto, na Chapada Diamantina. A vítima foi levada até o aeroporto de Lençóis, onde uma ambulância do Hospital Itaquera já aguardava.

Guarnições do 11° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM/Itaberaba) foram comunicadas da situação da turista e por saberem do difícil acesso informaram ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para acionamento do Graer.

Na região os militares contaram com o apoio da guia e brigadista da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão Fabiana Alves de Carvalho. Com as coordenadas geográficas foi possível chegar ao local exato. Tratava-se de um vale com mata densa onde a turista estava às margens de um córrego. 

Através do guincho um tripulante operacional do Graer foi lançado até o chão. Em seguida a jovem foi estabilizada na prancha e retirada. "Estamos felizes com mais uma ação bem sucedida em uma região que em breve receberá uma Base Avançada (Bavan)", destacou o comandante do Graer, tenente-coronel Renato Lima.