Turismo

LAGOA RODRIGO DE FREITAS transpira a paz no Rio, por NARA FRANCO

E tem um pedacinho da Bahia no quiosque da Keka, OKeka Baiana Tem
Nara Franco , Rio de Janeiro | 08/10/2017 às 00:51
Lagoa
Foto: NF
A frase mais clichê quando falamos de Rio de Janeiro é "o Rio continua lindo, apesar de tudo". Mesmo sendo um super clichê, é a mais pura verdade. São tantos os problemas e tiroteios que a beleza da cidade parece sucumbir às suas mazelas. Mas sempre há um cantinho para resgatar o que a cidade tem de bom. 

Cariocas adoram praia e ao menor indício de sol, todo mundo corre para a areia. Só que nem de praia vive o Rio. Uma boa opção é a Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul, que mesmo tendo dando o nome a um bairro. abrange Ipanema, Leblon, Jardim Botânico e Humaitá. 

Eu gosto de andar pela Lagoa Rodrigo de Freitas, a pé ou de bicicleta, e depois sentar em um dos decks que há no local para meditar ou simplesmente deixar o tempo passar. De todos os pontos vê-se o Cristo Redentor e o Morro Dois Irmãos. É um passeio democrático. Sentar ali é 0800 e o silêncio junto com uma água de coco bem gelada tornam o ambiente mais que agradável. 

A Lagoa tem 7,8km de extensão e nas pistas que a margeiam faz-se de tudo: caminhada, corrida, bicicleta, skate. Tudo com mão e contra-mão. Na altura do Corte do Cantagalo, onde hoje há uma estação de metrô, há o quiosque Palaphita, famoso pela caipirinha e pelos preços salgados. Tem também campo de beisebol, parquinho para crianças, quadra de futebol e vôlei, o parcão (parque exclusivo para cachorros), quadra de basquete, aluguel de bicicletas e triciclos e os famosos pedalinhos no formato de cisnes. 

Mais próximo ao Parque da Catacumba, há o quiosque da Keka, famosa por seus acarajés. Chama-se OKeka Baiana Tem e serve quitutes da terra como abará, cocadas, vatapá entre outros. Reúne muita gente jovem e moderna e à noite recebe festas. Quem é de Salvador e quiser matar a saudade da terra é sempre uma boa dica. 

No lado mais próximo ao Jardim Botânico, passando pelo clube do Flamengo, há pistas de skate, quadras de tênis, o Lagoon (complexo de restaurantes e cinemas), academia da terceira idade, espaços para piqueniques e um amplo local de brincadeira para crianças, que em alguns fins de semana recebe feiras. 

No Parque dos Patins, o nome já diz, tem aula de patins e muita gente esbanjando talento sob duas rodinhas, quiosque de comida árabe, música ao vivo e até shows.

Mesmo sendo um local de contemplação, a Lagoa é um espaço de agitos, uma ótima opção de lazer nos fins de semana e para a prática de esportes durante a semana.