Turismo

JOGOS OLIMPICOS 2024: Paris mostra projeto sustentável e ambicioso

Com Vogue informações
Da Redação , Salvador | 26/09/2017 às 11:30
Quadra de vôlei aos pés da Torre Eifel
Foto:
   Cem anos após sediar os Jogos Olímpicos pela última vez, Paris voltará a receber atletas do mundo inteiro para o que promete ser a primeira Olimpíada ecológica da história. Um projeto ambicioso que já tem um inspirador plano estratégico, desenvolvido pelo escritório Populous, responssável por outros grandes eventos esportivos. 
  
  Com o conceito de sustentabilidade em mente, o plano é dar prioridade para estruturas que já estão disponíveis na cidade. Na realidade, segundo a divulgação, 95 % das estruturas que devem ser usadas durantes os jogos já existem ou serão adaptações temporárias – o que  não só diminui o dinheiro gasto e as intervenções desnecessárias na cidade, mas ainda faz com que quase todas as competições tragam de brinde vistas para os principais pontos turísticos parisienses. 
  
   Neste sentido, já podemos contar, por exemplo, com uma quadra de vôlei de praia aos pés da torre Eiffel, competições de maratona aquáticas no rio Sena, provas hipismo nos jardins do Palácio de Versalhes e corridas de ciclismo na Champs-Élysées.
   
   Outro ponto chave dos Jogos de 2024 é a mobilidade. Dividindo os principais centros esportivos em dois núcleos, o Paris Centre e o Grand Paris, os organizadores garantem que ao menos 22 dos esportes que compõe a competição estarão localizados em um raio de no máximo 10 km de distância. Nos jogos do Rio, a Olímpiada contou com um total de 34 modalidades, lembrando que competições de futebol constumam rodar por várias cidades e provas como as de vela, pro exemplo, exigem locações bem especificas.
 
   Mais do que isso, o plano exalta a malha metroviária de Paris e prevê que até 2024 100% dos espectadores poderão chegar a qualquer um dos jogos usando transportes sustentáveis. Algo bastante desejável na cidade que promete o fim dos carros à gasolina e diesel até 2040.