Turismo

CROÁCIA: Turistas viraram uma ameaça à cidade de Game of Thrones

COM INFORMAÇÕES DA BBC
Da Redação , Salvador | 30/07/2017 às 19:27
Turistas em excesso em Dubrovnik
Foto: BBC

Um alerta da Unesco fez Dubrovnik, na Croácia, tomar medidas para conter o excesso de turistas que afeta a conservação de seu centro histórico, que é considerado patrimônio mundial e é cenário de algumas das cenas mais marcantes da série da HBO.

Em "Game of Thrones", a disputa pelo trono de ferro e a chegada do inverno são grandes ameaças à principal cidade da série, King's Landing. No mundo real, o perigo é outro.

Em vez de dragões e zumbis, Dubrovnik, na Croácia, onde são filmadas algumas das principais cenas passadas na capital dos Sete Reinos, enfrenta problemas trazidos por hordas de turistas.

O alerta veio no ano passado, após uma inspeção da Unesco no seu centro histórico, conhecido como Cidade Velha. A organização detectou que a expansão do número de visitantes, especialmente aqueles vindos em cruzeiros, gera riscos para a conservação de monumentos e cobrou medidas da Prefeitura.

Cercada pelas águas cristalinas do mar Adriático, a Cidade Velha é considerada desde 1979 um patrimônio da humanidade. Há igrejas, monastérios, palácios e fontes de estilos gótico, resnascentista e barroco, tudo cercado por uma imensa muralha medieval

Esse local já resistiu a terremotos e às bombas lançadas na guerra pela independência da Croácia, no início dos anos 1990. Agora, precisa lidar com um volume insustentável de turistas que chegam à cidade na alta temporada, de junho a setembro, atraídos também por conhecer a locação de sua série preferida.