Turismo

Museu Fortaleza Morro de São Paulo fica pronto até o final deste ano

A iniciativa da restauração do forte é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (IDES)
Ascom Ipac , Salvador | 18/07/2017 às 15:39
Museu Fortaleza Morro de São Paulo fica pronto até o final deste ano
Foto: div
O Comitê de Governança do Forte de Morro de São Paulo fez reunião hoje (18) pela manhã, no município de Cairu, com a presença do diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira, além de assessores e técnicos do órgão. “A reunião discutiu a inauguração do museu da fortaleza, roteiro e ações, educação patrimonial, que já está em curso, e a gestão do espaço”, explica João Carlos de Oliveira. A iniciativa da restauração do forte é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (IDES), que fez convênio com o IPAC para iniciativas museológicas e patrimoniais. O investimento é de R$ 9,2 milhões, via Lei Rouanet/BNDES, com parcerias do Sebrae e Secretaria do Trabalho, dentre muitas outras. O forte pertence a União e está cedido ao Estado, sob responsabilidade da Secretaria de Turismo (Setur).
 
“O Comitê de Governança foi constituído (2015) no intuito de criar gestão sustentável do complexo arquitetônico fortificado originário do século XVII e que ocupa o Morro”, diz o diretor do IPAC. Segundo ele, a primeira etapa (2010 a 2014) fez prospecções arqueológicas, monitoramento e consolidação da muralha do forte. Vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), o IPAC participa desde o início do projeto com orientação técnica especializada, educação patrimonial e plano museológico. “Coletamos ainda subsídios para a criação do Plano Museológico, fundamental para qualquer equipamento museal”, explica a museóloga e coordenadora de Editais do IPAC, Ana Coelho, também presente na reunião.
 
PARCERIAS – O diretor do IPAC destacou as parcerias que o órgão tem feito, como prefeituras, outros entes públicos e privados. “Criamos modelos de parcerias com o IDES, prefeituras baianas, universidades, organizações não-governamentais, paróquias de igrejas, comunidades e associações que desenvolvem trabalhos locais, com os quais o IPAC possa agregar valor e contribuições em benefício da política pública de proteção ao patrimônio cultural e à museologia baiana”, lembra João Carlos.
 
O IPAC detém expertise na área museológica. Em Salvador, é responsável pelo Museu de Arte Moderna (MAM), Palacete (Graça), Museu de Arte (Corredor da Vitória), Passeio e Palácio da Aclamação (Campo Grande). No Pelourinho, o Centro Cultural Ferrão, museus Tempostal e Udo Knoff, além da Praça das Artes. No interior, Convento dos Humildes (Santo Amaro), Parque Castro Alves (Cabaceiras) e Museu Wanderley (Candeias). Há três anos promove a campanha #MusEuCurto e #MusEuSouMais que trouxe aumento de até 60% na frequência dos museus estaduais. Confira os Museus do IPAC www.ipac.ba.gov.br/museus e o vídeo http://bit.ly/2n1mrVZ.
 
O IDES é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que faz parcerias com governo e outros entes. Mais informações: www.ides.org.br ou (73) 99910-2383, 3256-2028. Acesse: www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.