Turismo

LENÇÓIS: Ponto turístico é fecha com suspeita de provocar doença

Com Jornal da Chapada
Da Redação , Salvador | 06/05/2017 às 09:40
Mineiros teriam sido contaminados no Poção
Foto: Rafael Macedo
  Após turistas mineiros contraírem esquistossomose, também conhecida como "doença do caramujo", em uma visita ao Poção, localizado no município baiano de Lençóis, na Chapada Diamantina, por medida de prevenção, o local está fechado desde o dia 20 de abril.

  Visitantes que estiveram na Cachoeira do Mosquito e numa área conhecida como Poção, ambos no Complexo Turístico Fazenda Santo Antônio, no município de Lençóis, Chapada Diamantina, foram confirmados com sintomas de esquistossomose. Todos os integrantes de um grupo de 32 ciclistas da cidade mineira de Montes Claros foram diagnosticados com a doença, que é adquirida mediante o contato com águas contaminadas com ovos do Schistosoma e a presença de caramujos, onde o parasita passa uma parte do seu desenvolvimento e tem a sua maturação para a forma larval.

O grupo mineiro foi à Chapada Diamantina durante o carnaval e em um dos dias do passeio o grupo esteve na fazenda particular citada. Depois de aproximadamente 45 dias da viagem, algumas pessoas do grupo começaram a sentir os sintomas da doença, conhecida também como “xistose” ou “barriga d’água”. O empresário Marcelo Braga, de 41 anos, foi quem contratou o guia local para o passeio. Ele conta que foi apenas no poção represado da fazenda que todos os integrantes participaram da programação.

“Cada dia era uma programação de pedal e nem todas as pessoas participavam. Neste dia do passeio pela fazenda, escolhemos um lugar específico justamente para as esposas e crianças irem. Como elas também foram infectadas, desconfiamos que foi lá o local da contaminação. Desde que descobrimos o fato, eu já tentei ligar para as Secretarias de Turismo e de Saúde do município e até na Vigilância Sanitária. Eu oficializei o caso por ofício, mas ainda não tive retorno”, explicou. Parte do grupo passa bem. Um homem e uma grávida continuam em observação.