Turismo

CORÉIA DO NORTE: o país mais fechado do mundo em fotos de Cavin Jonh

C do Norte, o enigma
Da Redação , Salvador | 05/05/2017 às 09:44
Militares descontraidos. Foto que é proibida na CN
Foto: Cavin John

As imagens foram tiradas em Pyongyang - capital da Coréia do Norte - em 2014 pelo fotojornalista freelance Gavin John, 31, de Calgary, Canadá.

"A Coréia do Norte sempre foi um enigma para mim e para o resto do mundo", disse ele.

"Seu governo abertamente hostil, combinado com um segredo sem precedentes, e um legado de desinformação, todos gritavam para mim experimentar isso e ver como essas afirmações eram verdadeiras ou não.

"Eu sempre senti que há mais no olho do que o que foi apresentado.

"Visitar a Coréia do Norte é realmente como retroceder no tempo para a União Soviética na década de 1970. Tudo a partir de roupas, carros e arquitetura eram de uma era passada, onde a presença omnipresente do estado estava sempre se aproximando.

"Propaganda cartazes de gloriosas batalhas estavam nos lugares onde a publicidade seria, e grandes bandeiras fluindo da Coréia do Norte pendurado fora de cada canto da rua e construção.
"No entanto, eu encontrei todos os dias norte-coreanos um tipo e pessoas gentis, onde a curiosidade foi a reação proeminente à minha presença lá.

Eu tentei focar minhas imagens nessas pessoas, suas interações entre si e comigo mesmo. "

Gavin, que filmou as fotografias com uma câmera Nikon D800, não declarou ser jornalista antes de entrar no país e tirou fotos de relaxamento militar, algo que é proibido.

"No último dia eu fui puxado de lado e disse que eu tinha sido relatado à polícia do Ministério do Interior por suspeitas de ser um jornalista", lembrou.

"Escusado será dizer que foi uma das noites mais tensas da minha vida falando da minha maneira de sair de uma possível sentença de prisão por tirar fotos" não autorizadas ".

"Eu evitei que a bala (sem trocadilhos), entregando todos os meus cartões de memória e disco rígido do meu laptop para o norte-coreano