Turismo

ILHÉUS homenageia padroeiro S. Jorge desde época Capitania Hereditária

Com informações Secom/Ilhéus
Da Redação , Salvador | 22/04/2017 às 10:48
Igreja de São Jorge
Foto:
Neste domingo, 23 de abril, é feriado municipal em Ilhéus. A data comemora o transcurso do dia de São Jorge, padroeiro da cidade,comemoração que acontece desde o período de Capitania Hereditária. A programação dos festejos começa às 5h com a Missa da Alvorada, segue as 7h com a Missa das Intenções, 10h Missa Solene, 16h Procissão, logo após terceira missa, na Catedral de São Sebastião, tendo como tema central este ano “Alegremo-nos! Com São Jorge celebremos a Páscoa do Senhor”. 

De acordo com a tradição católica, São Jorge foi um soldado romano do exército do imperador Diocleciano, venerado, tempos depois, como mártir cristão. Na hagiografia (estudo sobre a vida dos santos e seus atos heroicos), São Jorge é um dos santos mais venerados, tanto pela Igreja Católica Romana quanto pela chamada Igreja Ortodoxa. O santo padroeiro em diversas partes do mundo é imortalizado na lenda em que mata o dragão.

Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários apócrifos, a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A cidade homenageia, ano após ano, o seu padroeiro, como também presta homenagens a Nossa Senhora das Vitórias no dia 15 de agosto e São Sebastião no 20 de janeiro, padroeiro da catedral diocesana e dos estivadores do município.