Turismo

INTERVENÇÕES do governo no centro histórico melhoram pontos turisticos

Com informações da Secom
Da Redação , Salvador | 23/03/2017 às 08:32
Baixa dos Sapateiros com passeios melhorados
Foto: Camila Souza
  Algumas intervençóes do governo do Estado no Centro Histórico de Salvador melhoraram o local. No território, formado pelo centro histórico e mais onze bairros onde se encontram 70% dos equipamentos culturais da capital baiana, calçadas e vias danificadas já dão lugar a ruas pavimentadas e calçadas alargadas, com melhorias na acessibilidade. Todas as obras de requalificação fazem parte de projetos que pertencem ao Plano de Reabilitação do Centro Histórico.

De acordo com o titular da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), unidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Maurício Mathias, o objetivo é recuperar a área, uma das mais antigas da cidade. Para Mathias, as intervenções são fundamentais para que a movimentação de pessoas seja intensificada, estruturas culturais contempladas e a economia fortalecida na região.

Através do projeto Pelas Ruas do Centro Antigo, planejado e executado por etapas, as obras já foram concluídas em 51 ruas e outras 57 vias estão com frentes de trabalho. No total, mais de 260 vias serão contempladas em Salvador, com investimento de R$ 124 milhões. Aos poucos, bairros como Comércio, Dois de Julho, Nazaré, Tororó, Barbalho, Mouraria e Jardim Baiano, ganham rampas de acesso, piso tátil, travessias para pedestres, ciclofaixas, postes de iluminação e sinalização para facilitar o acesso das pessoas. 

No entorno da Arena Fonte Nova, as intervenções incluem a substituição de meio-fio, a demolição dos passeios antigos e a construção de novos, como forma de garantir o fluxo de pessoas e veículos pela região. Até o momento já foram finalizadas as obras no Vale de Nazaré (do Aquidabã ao bairro da Saúde e da Arena Fonte Nova até a Estação da Lapa) e estão em fase de conclusão as obras na Rua Djalma Dutra. Além disto, operários trabalham na via que liga a Vasco da Gama ao estádio e, em breve, serão iniciadas as intervenções na área da Sete Portas, sentido Aquidabã.   

Na Baixa dos Sapateiros, o Quartel do Corpo de Bombeiros, a Praça dos Veteranos e a Ladeira do Pax também passaram por obras. O local teve a infraestrutura recuperada e já é possível transitar e visitar lojas sem dificuldades.

Pelourinh

Por meio da Conder, casarões antigos e igrejas tradicionais do centro histórico têm as fachadas recuperadas. A reforma de telhados e pavimentos, assim como a recuperação de praças e largos também integram a série de ações para a manutenção da área, por onde circulam 530 mil pessoas por ano. Um exemplo é a Praça Tereza Batista, que teve a estrutura metálica e cobertura trocadas, pintura das fachadas dos imóveis além da reforma do palco e camarins.

A Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho, também passa por melhoria, com a reforma da fachada. Para a diretora executiva da entidade, Ângela Fraga, o local tem ficado ainda mais atrativo. “Estudantes e turistas costumam a procurar a Casa de Jorge Amado para visitar, conhecer e aprender um pouco mais. A fachada é o primeiro contato e precisava realmente ser melhorada. Acredito que as pessoas tenham ainda mais vontade de vir para cá”, destaca.