Turismo

História, cultura e praias intensificam fluxo turístico em Ilhéus

Informações da Setur
LP , Ilhéus | 11/02/2017 às 20:07
Catedral de Ilhéus
Foto: Gabriel Carvalho
A mistura entre a realidade e a ficção que transborda das páginas da obra de Jorge Amado para o quarteirão cuja arquitetura caracteriza os tempos prósperos e coronelistas do cultivo do cacau, resume um dos mais importantes atrativos de Ilhéus (460 quilômetros de Salvador). O município registra intenso fluxo turístico de 480 mil pessoas durante a temporada de verão, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal do Turismo.
Visitar Ilhéus, no sul da Bahia, é como fazer uma viagem no tempo. De Maria Machadão, e seu cabaré Bataclan, à Gabriela, morena da cor de cravo e canela, os lugares retratados pelo escritor baiano ficam em um centro conhecido como Quarteirão Jorge Amado, nos anos 20, época retratada pelo autor.

Os leitores e turistas que curtem essa viagem cultural também se deliciam com a gastronomia, o chocolate e as belas praias que banham Ilhéus, como as do Norte (no caminho para Itacaré), ou pelos resorts em direção à vizinha Una, ao longo da estrada que passa pertinho do mar. O animado roteiro mantém elevado o movimento do aeroporto. São oito voos diários para atender aos baianos e visitantes.

Em dezembro de 2016, foram registrados 501 pousos e decolagens, e o embarque e desembarque superiores a 61 mil passageiros, de acordo com dados da Infraero. Ao longo de todo o ano passado, o movimento totalizou 576 mil embarques e desembarques.

Voos extras

Entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2017, a previsão da Infraero é receber 203 voos extras das empresas Azul e Gol, o que confirma a previsão da Secretaria do Turismo da Bahia para o verão. “A demanda crescente nos aeroportos do Estado é fruto de um trabalho articulado que inclui a captação de novos voos, promoção do destino Bahia e aperfeiçoamento dos serviços prestados nas zonas turísticas”, afirma o secretário do Turismo do Estado, José Alves.

Cruzeiros

Com ocupação hoteleira que alcança a média de 80% nesta época do ano, segundo a Prefeitura Municipal de Ilhéus, a cidade também atrai visitantes pelo mar. Nesta temporada de cruzeiros, 17 navios devem aportar em Ilhéus, vindos de Salvador e do Rio de Janeiro. Entre novembro de 2016 e o próximo mês de março, o fluxo turístico gerado na cidade será de 60 mil visitantes, apenas por via marítima.

Janeiro e fevereiro são os meses com maior número de atracações previstas para o porto da cidade baiana. Ao todo, no primeiro bimestre, serão 10 navios com 36,7 mil passageiros a bordo, o equivalente a 60% dos visitantes esperados em Ilhéus durante toda a temporada de cruzeiros marítimos.

 De acordo com informações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), depois de passar pelo sul da Bahia, as embarcações devem seguir para Búzios, Ilha Grande e Ilhabela, no Rio de Janeiro, além de Vitória, no Espírito Santo.