Turismo

ILHÉUS: Festa da lavagem da catedral movimenta turismo na cidade

Um bom público na festa e baianas com trajes típicos
Secom PMI , Ilhéus | 18/01/2017 às 21:13
Baianas na lavagem com seus trajes típicos
Foto: Secom
O centro histórico de Ilhéus atraiu centenas de pessoas, inclusive turistas, na manhã desta quarta-feira, 18, com a realizaçãoda tradicional lavagem da escadaria da Catedral de São Sebastião.  O evento superou as expectativas, este ano, devido à mudança de data estrategicamente articulada pelos organizadores da festa e pela Secretaria de Turismo (Setur). O prefeito Mário Alexandre prestigiou o evento, ao lado do presidente da Câmara, Lukas Paiva, e secretários municipais.

Com a antecipação da festa, centenas de turistas do navio MSC Prezioza participaram da manifestação popular que faz parte do calendário cultural e turístico deIlhéus. Na ocasião, a turista Bruna, que faz o cruzeiro marítimo falou de sua satisfação em participar do evento: “a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez, junto com os ilheenses, a celebração que comemora os festejos do padroeiro São Sebastião é muito prazerosa, pois nos aproximamos mais da cidade e conhecemos a cultura local”, declarou.

O cortejo se concentrou na sede do Sindicato dosEstivadores, localizada na Avenida Dois de Julho, a partir das 9h30min, com núcleos de terreiros da cidade, além da entidade carnavalesca Guarda Embaixo e o mini trio. Em seguida, percorreu aRua Eustáquio Bastos, a praçaCairú, as ruas Tiradentese Bento Berilo, e depoispassou pela Avenida Soares Lopes em direção à Catedral, onde as baianas realizaram a lavagem da escadaria utilizando jarras contendo água de cheiro e flores, além da ajuda do carro pipa.

José Edson Alexandre Farias, estivador e organizador do evento, explicou a importância da celebração para os estivadores. Segundo ele, os primeiros estivadores locais, em um determinado momento de dificuldade para o porto de Ilhéus, como a falta de atividades, fizeram uma devoção de fé a São Sebastião, padroeiro da categoria. “A partir daí,surgiua festa religiosa, com o novenário, e a