Tecnologia

ZELEROS HYPERLOOP O TREM VALENCIANO ESPANHOL A 1.000 KM POR HORA

Com Las Provincias informações
Tasso Franco , Valencia, ES | 07/01/2022 às 10:06
Projeto já tem aporte de 7 milhões de euros
Foto: REP
     A Zeleros Hyperloop anunciou o encerramento de uma ronda de financiamentos no valor de mais de 7 milhões de euros com a qual consegue dar um importante passo no desenvolvimento da sua versão do hyperloop, o “quinto meio de transporte” e a melhor alternativa para o futuro de forma eficiente e cobrir de forma sustentável as rotas de longa distância para o transporte de passageiros e mercadorias. O trem terá a velocidade de 1.000km por hora.

   Os recursos serão utilizados para promover o desenvolvimento do veículo hiperloop e suas tecnologias, pelo que se posicionam como a melhor alternativa para cobrir com eficiência percursos entre 400 e 1.500 lilômetros, com foco especial na redução do custo de infraestrutura e segurança para passageiros. A nova capital permitirá "o desenvolvimento e a demonstração de nossos sistemas em um ambiente operacional real, trazendo a Zeleros ainda mais perto de uma oportunidade de mercado multimilionária que esperamos capturar na próxima década", disse David Pistoni, diretor executivo da empresa. startup.

   A empresa valenciana abre esta nova etapa graças ao apoio de empresas como a Altran, o Grupo Red Eléctrica e também de investidores estratégicos a nível nacional e internacional, incluindo, entre outras, Goldacre Ventures (Reino Unido), Road Ventures (Suíça), Plug and Play (EUA), e da Spanish Angels Capital e MBHA. “Para nós é fundamental termos companheiros de viagem de tamanha relevância e experiência em nosso setor”, destaca Pistoni, que fundou a empresa em 2016 junto com David Pistoni, Daniel Orient e Juan Vicén depois de terem sido duplamente premiados na competição organizada por Elon Musk (SpaceX) em Los Angeles.

  O próximo passo será a implantação do Centro Europeu de Desenvolvimento de Hyperloop na Espanha, incluindo uma pista de teste para demonstrar a eficácia de suas tecnologias em alta velocidade. O objetivo deste projeto é acelerar o desenvolvimento da indústria do hiperloop na Europa, criando um ecossistema de parceiros industriais, tecnológicos e institucionais internacionais. 

  “O Hyperloop é um grande desenvolvimento que requer a participação dos melhores em cada área, e é por isso que desde o início decidimos propor nosso projeto de forma colaborativa. Combinamos a incrível equipe humana e a tecnologia Zeleros, com a experiência da A indústria espanhola, permitindo reforçar e alargar a sua liderança em sectores como o caminho-de-ferro, a aeronáutica, as infra-estruturas e a electrificação ”, destaca Pistoni.

Pilar Rodríguez, Diretora de Estratégia, Inovação e P&D da Altran, que participa como principal investidor, garante: “A Altran, como empresa de engenharia líder mundial, atua como um catalisador tecnológico em vários setores estratégicos. Ao apoiar a Zeleros, a Altran está acelerando disruptiva inovação num setor que é o da mobilidade que se reinventa. Com tecnologias como o hyperloop estamos a mudar o futuro da mobilidade. A Altran colabora com a Zeleros desde 2017, e agora vai trazer toda a sua experiência e talento multidisciplinar para ajudar a empresa a