Tecnologia

ESPANHA: O QUE SÃO AS ESTRADAS INTELIGENTES QUE AVANÇAM PELO MUNDO

As novas tecnologias que avançam pela Europa (Com Las Provincias)
Tasso Franco , Valencia, ES | 05/01/2022 às 10:15
Estrada monitorada por computadores e sem motoristas
Foto: REP
      A multinacional espanhola Ferrovial busca garantir que, até 2025, 100% do consumo de energia elétrica do grupo seja proveniente de fontes renováveis. Durante o ano de 2021, adquiriu empresa detentora das licenças para a construção de uma central solar fotovoltaica na província de Sevilha e graças a esta operação serão instalados mais de 90.000 módulos fotovoltaicos que irão produzir cerca de 105 GWh / ano de eletricidade, o equivalente ao consumo de cerca de 26.000 residências. 

   A maior parte desta produção de eletricidade será utilizada para cobrir o consumo de energia da Ferrovial em Espanha e Portugal. Um passo à frente na meta de neutralidade da pegada de carbono, que a empresa espera atingir em 2050.

   A busca pela sustentabilidade e energia renovável também levou a Ferrovial a participar de um projeto piloto, o DemoSATH, com foco em testar novas maneiras de instalar e operar parques eólicos offshore em águas profundas de maneira econômica. A última conquista deste projeto está relacionada à construção de uma plataforma flutuante de concreto protendido a duas milhas da costa de Biscaia.

  A Ferrovial já concluiu com sucesso a fase de pré-fabricação em concreto armado dos elementos que compõem o casco da plataforma DemoSATH. Quando o projeto for concluído, ele se tornará a primeira turbina eólica offshore flutuante de vários megawatts conectada à rede elétrica espanhola. Vai gerar energia suficiente para abastecer 2.000 residências e evitar a emissão de 5.100 toneladas de CO2 na atmosfera.

  ESTRADAS INTELIGENTES
 
   Neste compromisso com as soluções inovadoras oferecidas pela tecnologia 5G, a multinacional espanhola também avança no desenvolvimento, através de sua subsidiária Cintra e em conjunto com a Telefónica Tech, Microsoft, Cap Gemini, 3M e Kapsch TrafficCom, da AIVIA Orchestrated Connected Corridors, iniciativa que busca para desenvolver estradas 5G inteligentes e tecnologia avançada de monitoramento, sensorização e simulação. Trata-se de promover a comunicação entre veículos e estradas, tanto quanto possível. 

  Isso fará com que as estradas deixem de ser um ator passivo na mobilidade e se tornem uma fonte de informações para o veículo conectado. Desta forma, as infraestruturas do futuro poderão fornecer informação ao veículo para melhorar a experiência do viajante e a sua segurança, garantindo tempos de viagem fiáveis ​​e acesso ao infoentretenimento de forma que a mobilidade conectada seja sinónimo de mobilidade sustentável.

   Projetar infraestruturas com sustentabilidade no centro e tecnologia como aliada é outro exemplo de como os dois conceitos podem ser combinados. Um dos exemplos mais claros nesse sentido é Silvertown, uma das primeiras redes sem fio 5G SA (autônomo ou completa) do mundo lançada pela Ferrovial, juntamente com a Nokia e Telent, na obra do túnel de Silvertown, que conecta a Península de Greenwich com o Leste Distrito de Silvertown em Londres. 

   Este projeto permite gerir todas as redes a partir de um único local e, assim, conceber futuros projetos de construção combinando Internet das Coisas, realidade aumentada, inteligência artificial e robótica. Também ajudará a criar novos modelos de negócios, bem como a coordenar o trabalho de empresas de infraestrutura vinculadas a redes 5G.