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PPA DE SALVADOR 2022-2025 E VEICULOS VOADORES; ESTÃO PREVISTOS? (TF)

Carreira diz que vem ai um "novo desenvolvimento", mas não explicou com detalhes como se efetivará
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/09/2021 às 12:54
O Airbus - táxi aéreo - sem piloto
Foto: REP
      O prefeito Bruno Reis entregou recentemente à Câmara de Vereadores o Plano Plurianual (2022-2025) da Prefeitura de Salvador que prevê recursos da ordem de R$ 40,5 bilhões para os próximos quatro anos, sendo R$ 34,5 bilhões orçamentários e R$ 6 bilhões de extraorçamentários, de recursos oriundos de operação de créditos e que o Executivo Municipal vai buscar junto a outros entes da nação e parcerias com a iniciativa privada.

   Até ai tudo bem, pois, se trata de uma previsão sinalizada que poderá ocorrer para mais ou para menos. Segundo o chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, o PPA "vai balizar as ações nesses próximos anos da gestão municipal (de Bruno Reis) e mais um ano da próxima. O plano também abre novas perspectivas de geração para um novo desenvolvimento”, destaca. 

  O que significa isso de "novo desenvolvimento", Carreira não detalhou. É provável que o PPA traga essa diretriz. A priori é simbólico, vago.

   O que se presencia na atualidade diante das novas tecnologias e da robótica é que se tornou muito dificil para um gestor em planejamento fazer análises de médio prazo (2022/2025) prevendo o que poderá acontecer. Até 2025, por exemplo, algumas áreas de cidades e estradas dos EUA, Canadá, Alemanha, Reino Unido, Japão, China e Coréia do Sul serão automatizadas com veiculos trafegando sem motoristas. A essa altura (2025) os carros elétricos deverão ser maioria em alguns países e os veiculos voadores navegando pelo espaço. 

   Em abril último, a Embraer apresentou o seu projeto de táxi-aéreo elétrico em voo pela primeira vez. Chamado informalmente também de “carro voador”, o conceito pretende revolucionar o transporte urbano em todo o mundo. Grandes fabricantes de aviões e helicópteros, além de startups, decidiram investir pesado no desenvolvimento de projetos de eVTOL. Além da Embraer, as gigantes Boeing, Airbus e até a GM trabalham na criação de uma aeronave capaz de invadir os céus das cidades mundo afora.

  Apresentado ao público em março de 2019, o projeto da Airbus realizou o seu primeiro voo em maio daquele ano. Desde então, já foram mais de 100 voos de testes. O grande avanço no desenvolvimento do projeto veio em julho do ano passado, quando o CityAirbus fez seu primeiro voo totalmente automático.

   O CityAirbus tem uma configuração multicóptero que apresenta quatro unidades de propulsão em duto de alta sustentação. Suas oito hélices são acionadas por motores elétricos a cerca de 950 rpm para garantir o baixo ruído. A velocidade de cruzeiro será de aproximadamente 120 km/h em rotas fixas com até 15 minutos de autonomia. Tem capacidade para quatro passageiros.

  Essa é apenas uma inovação que trago à baila. A medicina, a psicologia, a fisioterapia, a enfermagem e outros segmentos da área de saúde estão dando saltos enormes. Faz-se, hoje, com permissão do Conselho Federal de Medicina consultas on-line; o mesmo acontecendo com permissão do Conselho Federal de Psicologia terapias on-oline e por WhastApp via iPhone. Isso já está acontecendo agora. Postos de Saúde, UPAs, etc, vão mudar. A Prefeitua está prevendo isso no PPA?

  Então, seria interessante que Carreira fizesse uma live ou uma coletiva on-line mostrando o que é isso de "novo desenvolvimento". Recentemente, o prefeito Bruno Reis anunciou que a volta do ônibus elétrico. O o veículo foi apresentado como uma solução sustentável para os problemas do meio ambiente e econômicos que envolvem o setor. Ele vai começar a operar o dia 14 de setembro.

O ônibus elétrico foi testado pela primeira vez em Salvador em julho de 2019. Na época, o veículo operou em quatros linhas: Estação Pirajá/Ribeira, Pirajá/Barra, Pirajá/Pituba e Paripe/Aeroporto, uma por semana. Desta vez, o itinerário ainda não está definido, mas será escolhida uma linha que faça o caminho similar ao do BRT.

O BRT - como se sabe - é um projeto caduco diante dos veiculos voadores e das pistas computadorizadas. O ônibus elétrico é solução sustentável desde a década de 1960 com a rede de 'bus-elétric' da Cidade Baixa. Na Europa várias cidades ainda o utilizam até mesmo na velha Lisboa. Mas, em Salvador, desapareceu, assim como o sistema ferroviário implantado na época do Império foi aniquiliado.

Vamos ver como a Prefeitura vai se adequar as novas tecnologias nesse PPA 2022-2025.