Tecnologia

MRV assina com a iniciativa SBTi e terá metas para reduzir emissões

MRV é a primeira empresa do setor no Brasil a assumir compromisso de combate às mudanças climáticas junto à iniciativa global Science Based Targets
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/01/2021 às 18:40

A MRV, plataforma de soluções habitacionais, assumindo seu papel de ser referência e agente importante em pautas de extrema relevância global, inicia o ano de 2021 com um compromisso inédito entre empresas do setor ao firmar acordo com a SBTi (Science Based Targets Initiative) para adotar metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, atuando ainda mais fortemente no combate às mudanças climáticas. A iniciativa SBT é suportada pelas instituições CDP, Pacto Global, World Resources Institute e WWF. 

 

O compromisso implica o estabelecimento de metas de redução dos gases de efeito estufa, colaborando globalmente para a limitação do aumento da temperatura da Terra e contribuindo diretamente para o Acordo de Paris. 

 

“Temos a consciência do quão importante e, ao mesmo tempo, estratégico é assumir esse compromisso e fazer parte do grupo de empresas líderes mundiais que estão definindo metas de redução de emissões de gases de efeito estufa”, diz Eduardo Fischer, copresidente da MRV. Apenas 46 empresas da América Latina aderiram à iniciativa, sendo 18 empresas brasileiras e a MRV a única do setor da construção civil. “Entendemos que é nosso papel, como a maior empresa de construção civil da América Latina, servir de exemplo para o mercado e olhar para a economia de baixo carbono, contribuindo para o futuro sustentável do nosso planeta”, afirma Fischer. 

 

Signatária do Pacto Global da ONU desde 2016, que tem por objetivo mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção de medidas ESG, a estratégia de sustentabilidade da MRV está conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos 10 Princípios do Pacto Global. Dentre as ações de combate às mudanças climáticas da empresa, já acontece desde 2015, a compensação de 100% dos gases de efeito estufa referentes às suas emissões diretas e aquisição de energia, por meio da compra de créditos de carbono. Utilizando os ODS como orientadores estratégicos para o desenvolvimento do seu negócio, a empresa também se baseia na Visão 2030 MRV, documento que estrutura uma cultura de sustentabilidade capaz de promover ganhos ambientais, sociais e econômicos para todos seus stakeholders até o ano de 2030. 

 

Além disso, a companhia é a única construtora que, há cinco anos consecutivos, participa da carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), que avalia a performance das grandes empresas que estão listadas na BM&FBOVESPA relativamente a suas práticas de sustentabilidade.