Tecnologia

Cosméticos de licuri e alimentação saudável no Rural Produtivo

O programa vai ao ar neste sábado(28)
Ascom IRDEB , Salvador | 27/11/2020 às 17:31
Cosméticos de licuri e alimentação saudável no Rural Produtivo
Foto: Divulgação
Neste sábado (28), o Rural Produtivo da TVE conta a história de Alisson Costa, um jovem agricultor que mudou a vida dele e da comunidade de Bom Jesus do Putumuju, no Baixo Sul, com a criação e venda de galinhas e ovos caipiras. Outro destaque é a Terra Madre Brasil, evento online que discutiu a alimentação limpa e justa. E a receita da semana é um steak de bode com pirão de leite. O programa mostra ainda o Jardim Botânico de Salvador, reaberto ao público. Sempre sábado às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

O programa foi até Teolândia no Baixo Sul do estado e conheceu o jovem Alisson Costa, que preside a Associação de Agricultores da Comunidade de Bom Jesus do Putumuju - ABOMJE . Com 35 famílias cooperadas que trabalham de forma coletiva na criação de galinhas e produção de ovos caipira que são escoados na própria região. A galinhas são alimentadas com ração de milho e azeite de dendê e a venda é feita pelo aplicativo de mensagens pelo celular.

O coquinho da Caatinga, o licuri, virou ingrediente de uma famosa marca de cosméticos e aumentou a renda de famílias de agricultoras familiares na Bahia. Da amêndoa do fruto são feitos leite, cocada, farofa, licor, sabão e um ingrediente valioso para fabricação de óleos de banho e cremes hidratantes diretamente da caatinga.

Inteiramente dedicado à comida de verdade, o “Terra Madre Brasil” trouxe rodas de conversa, diálogos, oficinas do gosto, espaços educativos dedicados à cultura alimentar, apresentações artísticas, como a de Gilberto Gil. O evento compartilhou ideias, projetos da sociedade civil, políticas públicas e alianças com o setor privado, na busca de estratégias comuns.

O Jardim Botânico é uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana e reabriu para o público em novembro. Com valor ambiental inestimável, o espaço tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área. E é uma das áreas de Salvador que abrigam um espaço etnobotânico voltado à proteção e cultivo de espécies utilizadas em cultos afro-indígena-brasileiros, além de vegetais ameaçados de extinção.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia           

twitter.com/tvebahia


SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (28), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, Youtube.com/tvebahia, Facebook.com/tvebahia e no www.tve.ba.gov.br/tveonline