Tecnologia

SÊO FRANCO GRAVA PARA SEU CANAL YOUTUBE SOBRE A HISTÓRIA CAMPO GRANDE

Inscreva-se no canal do YouTube de Sêo Franco
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/10/2020 às 12:54
Jornalista Tasso Franco
Foto: OG
  O jornalista Tasso Franco gravou nesta segunda-feira, 26, mais um programa para o seu canal do YouTube (Sêo Franco) sobre a história de Salvador falando sobre o Campo Grande, a praça monumental da capital baiana que tem nome oficial de Praça 2 de Julho, em homenagem a data da independência da Bahia do jugo português de Madeira de Melo, em 1823.

  Antigo Outeiro Grande da época do fundador da cidade fortaleza, Tomé de Souza, depois, Campo de São Pedro, em alusão ao Forte de São Pedro que fica próximo e antes da urbanização do século XIX, governo Rodrigues Lima, integrava toda a área (hoje, rua do Forte), o Campo Grande é, na atualidade, uma área mista - de comércio, serviços, cultura (sede do TCA) e residências.

  Também, até recentemente, década de 1990, ainda sediava a residência oficial do bispo da Bahia, o cardeal primaz do Brasil, onde foi erguido um imento prédio, a Mansão dos Cardeais, e preservada a casa do arcebispado da Bahia.

  O Campo Grande é a praça mais visitada e conhecida de Salvador, local de concertos na época do 2 de Julho e do Natal, e local de passear das familias. No governo Antonio Imbassahy (prefeito entre 1997/2004) passou por ampla reforma e foi gradeado com um gradil (o maior do estado e possivelmente do país) obra de Carybé.

   Veja o depoimento de Sêo Franco em seu canal do YouTube. Inscreva-se neste canal e ganha informações sobre cultura, lazer, turismo na Bahiaa e em Portugal e Valencia (ES). São 68 videos para você. O canal de Sêo Franco nasceu em 2016.