Tecnologia

COVID-19: Campus IFB produz sabão líquido e kits de proteção p/ doação

Servidores estão promovendo campanha para recolher óleo e garrafas plásticas para continuar produção
Bianca Brito , Salvador | 20/04/2020 às 19:09
COVID-19: Campus produz sabão líquido e kits de proteção para doação
Foto: Divulgação

Campus Santa Inês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) vem atuando em projetos para colaborar com o combate à COVID-19: produção de sabão líquido e confecção de kits de equipamentos de proteção. As ações estão sendo desenvolvidas por professores, auxiliares de laboratório e estudantes da unidade e a produção será distribuída a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região do Vale do Jiquiriçá, onde o campus está localizado.

  A ideia surge diante do alerta do Ministério da Saúde sobre a importância da higienização das mãos para evitar a propagação do novo coronavírus, causador da doença COVID-19, e da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas prateleiras de supermercados e farmácias.

 

Sabão líquido

 

A fabricação de sabão em barra é um projeto que já vinha sendo desenvolvido no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Campus Santa Inês por professores e alunos da instituição. Com a necessidade do aumento da produção por causa da pandemia, o grupo revolveu dar continuidade à proposta, mas dessa vez, produzindo sabão na forma líquida, que leva menos tempo para ficar pronto.

  O sabão líquido é feito através da mistura de restos de óleo de cozinha com reagentes químicos e fica pronto em até 7 dias, diferentemente do sabão em barra, que demora até 20 dias até chegar ao produto final. 

  Atualmente, o grupo vem utilizando materiais próprios para a fabricação e estão realizando uma campanha para arrecadação de óleo utilizado em fritura e garrafas descartáveis de até 500ml (como garrafas de água mineral, detergente, iogurte, refrigerante e suco) para dar continuidade aos trabalhos.

 

Interessados podem agendar doações através do e-mail: ascom@si.ifbaiano.edu.br.

  Os envolvidos no projeto pretendem produzir cerca de 100 litros de sabão, que serão distribuídos em 200 frascos de 500ml, semanalmente, até os recursos se esgotarem. 

 

 

Produção de kits

 

O projeto de produção de kits de higiene é uma ação de professores e alunos do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Microbiologia Geral e Avançada (Nema) do Campus Santa Inês. Os kits contêm sabão, álcool e máscaras, que estão sendo fabricados a partir de materiais doados pela comunidade e com a colaboração de uma estudante do grupo na confecção das máscaras. 

As equipes dos projetos pretendem distribuir os produtos nos bairros periféricos do município. Para manter as medidas de distanciamento social, a entrega será feita por meio de drive thru. Para isso, foi feito um mapeamento das famílias em situação de vulnerabilidade junto a Secretaria de Assistência Social de Santa Inês.