Tecnologia

Primeiro Ecoponto de Lauro de Freitas foi inaugurado neste sábado (14)

O espaço fica localizado na Rua Evanildes Bonifácio Costa
Imprensa Lauro , Lauro de Freitas | 15/12/2019 às 16:23
Primeiro Ecoponto de Lauro de Freitas foi inaugurado neste sábado (14)
Foto: Edgard Copque
Primeiro Ecoponto de Lauro de Freitas foi inaugurado neste sábado (14)
Moradores do Bairro de Buraquinho, especialmente aqueles que residem no Loteamento Miragem, ganharam, neste sábado (14), um Ecoponto destinado ao descarte de resíduos sólidos, como poda, resíduo da construção civil, madeira e volumosos (geladeira, sofá, etc.). O espaço, localizado na Rua Evanildes Bonifácio Costa, também conta com equipamentos para coleta seletiva de vidro, papel, plástico e metal.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), realiza diariamente a coleta do lixo comum, no entanto, de acordo com a legislação municipal, o descarte deste tipo de material que será recebido pelo Ecoponto é de responsabilidade de quem o produz. O descarte em local inadequado é passível de punição através de multa, que pode variar de R$ 156 a R$ 890. De acordo a SESP, já está programada a construção de Ecopontos em mais quatro bairros.
O presidente da Associação de Moradores do Miragem, Eduardo Andrade, parabenizou a Prefeitura pelo equipamento . "Quando a gente questionava aqui na associação, os moradores que jogavam o lixo produzido a partir das podas de árvores na rua diziam que não tinham onde jogar. Agora eles não têm mais essa justificativa. O cidadão tem que fazer a parte dele, e acho que a fiscalização agora tem que ser mais enérgica. Com essa parceria entre a comunidade e o poder público a gente faz uma cidade melhor. Esperamos que a comunidade valorize esse espaço", afirmou, se comprometendo a divulgar o local nas redes da associação.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, ressaltou que o espaço faz parte de um projeto maior de saneamento ambiental. ”Parte do lixo que é descartado de forma inadequada acaba em nossos rios e traz consigo uma série de problemas. Este também é um espaço de educação ambiental, pois vai conscientizar os usuários da importância da separação adequada do lixo. Muito do que virá para cá vai ser transformado em outros produtos por nossas cooperativas, e vai gerar empregos e renda para a população".
O Ecoponto já estará em pleno funcionamento nesta segunda-feira (16), informou a secretária de Serviços Públicos, Lindaura Francisco, que comemoru a abertura do equipamento e aproveitou para detalhar um pouco o trabalho realizado pela SESP. "Temos algo em torno de 1.600 ruas em Lauro de Freitas, e realizamos diariamente os serviços de coleta do lixo gerado pelas residências e a varrição das ruas. No entanto, precisamos contar com o apoio da população. Muitas vezes nossas equipes fazem a limpeza e pouco tempo depois alguns moradores colocam lixo na rua. A cidade mais limpa não é aquela que mais se limpa, é a que menos se suja."

 

Funcionamento

O Ecoponto vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Cada pessoa só pode descartar até 0,5 metro cúbico. Não é permitido o descarte de lixo orgânico no local. Todo material recebido pelo Ecoponto será direcionado para o aterro do Ecoma Ambiental, no Quingoma.