Tecnologia

UNIFACS É DESTAQUE EM DUAS AVALIAÇÕES DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL


Universidade teve bom desempenho no Ranking Universitário Folha e no Guia da Faculdade


Tasso Franco , da redação em Salvador | 18/10/2019 às 18:38


O ensino da UNIFACS, integrante da rede internacional de universidades Laureate, acaba de ser reconhecido em duas importantes pesquisas de avaliação da educação superior no Brasil: a edição 2019 do Ranking Universitário Folha (RUF) e o Guia das Faculdades.

O levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo classifica 197 universidades brasileiras, entre públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, qualidade de ensino e mercado.  

Entre os cursos da UNIFACS que ganharam destaque, estão os de Direito, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Ciências Contábeis, Economia, Computação, Farmácia, Nutrição, Arquitetura e Urbanismo. Além de serem bem ranqueados no cenário nacional, tais cursos conquistaram ainda a primeira colocação na Bahia.

Já no Guia da Faculdade, avaliação realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo, que leva em consideração a pontuação de cursos das universidades conforme o número de estrelas atribuídas, onde 5 significa excelente; 4, muito bom, e 3 bom, a UNIFACS conquistou 97 estrelas em um total de 70 cursos avaliados.

Destaque para os cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Medicina, Psicologia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia
Ambiental, Engenharia da Computação, Engenharia Química, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Relações Públicas e Serviço Social.

Nesse levantamento, para um curso ser avaliado, é necessário atender a alguns critérios, como ser presencial, contar com a titulação de bacharelado ou licenciatura e ter pelo menos uma primeira turma de egressos. Das notas que cada curso recebe, a maior e a menor são descartadas e, das notas restantes, extrai-se uma média que corresponde às estrelas atribuídas.

“O bom desempenho da UNIFACS em dois importantes rankings da educação superior brasileira reflete o nosso compromisso com a excelência acadêmica e com uma formação apoiada no tripé ensino, pesquisa e extensão, que prepara os estudantes de forma ampla, com qualidade profissional e desenvolvimento humano”, avalia a reitora da instituição Marcia Barros.