Tecnologia

Setur transfere fortaleza restaurada ao Ipac em Morro de São Paulo

Cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (23)
Ascom Cultura , Morro de São Paulo | 24/09/2019 às 09:42
Setur transfere fortaleza restaurada ao Ipac em Morro de São Paulo
Foto: divulgação
Com uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (23), a Secretaria do Turismo  do Estado transferiu para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), a Fortaleza do Morro de São Paulo, cuja revitalização foi concluída há um ano.
No mesmo evento foi assinado o Termo de Tombamento  Provisório do equipamento, assim como da Igreja Nossa Senhora da Luz, da Praça Aureliano Lima, do Portaló, e do perímetro que abrange o Farol e a área do entorno do cemitério, em Morro de São Paulo, que pertence ao município de Cairu, na Costa do Dendê.
Durante a cerimônia, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, anunciou  negociações que vêm sendo feitas para beneficiar a atividade turística na região, a exemplo de um pacote com a agência CVC e a Azul Linhas Aéreas para trazer turistas de avião, a partir da segunda metade de dezembro.
"No final de outubro teremos também uma nova linha de catamarãs ligando Salvador, Barra Grande e Morro de São Paulo", anunciou. Representando a Capitania dos Portos, o capitão de Corveta Luiz Cláudio de Lima anunciou, por sua vez,  o início da revitalização da parte externa do Farol de Morro de São Paulo.
Participaram ainda da cerimônia o diretor do Ipac, João Carlos Oliveira; a chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado, Cristiane Taquari, representando a secretária Arany Santana; o prefeito de Cairu, Fernando Brito; a secretária do Turismo de Cairu, Diana Freitas; o secretário de Turismo de Valença, Franklin Roseira; a secretária de Cultura de Cairu, Graça Peleteiro; o deputado federal Paulo Magalhães; e o empresário Stephane Mery, dentre outros.