Tecnologia

Jovens baianos lançam startup que cria conexão entre pessoas e marcas

Primeira campanha da Plocar já circula pelas ruas de Salvador
Carla Santana , Salvador | 08/08/2019 às 19:16
Startup baiana inédita criada por jovens empreendedores que conseguiram “reinventar a roda” ao ressignificar importantes conceitos do marketing tradicional, a Plocar é uma empresa de inovação que conecta pessoas e marcas através da mediação entre a mobilidade urbana e a publicidade. Baseada na fusão das mídias offline com a métrica e a inteligência artificial inerentes ao sistema online, a empresa acaba de se lançar no mercado de Salvador e faz girar com potência e tecnologia um negócio que já era muito usado na capital baiana: a plotagem de carros.
O App Plocar foi idealizado com o objetivo de levar as marcas dos seus clientes à máxima abrangência por meio da divulgação com monitoramento e garantia de resultado, o que até então não existia. A ideia surgiu quando os sócios, Adeildo Peixoto (CEO) e Vitor Ribeiro (Co-fundador), debatiam sobre a ausência de métricas de resultados reais na mídia offline. “Observamos que em Salvador a cultura de investir na mídia off está consolidada. A partir daí, identificamos uma oportunidade de potencializar este negócio, de modo a torná-lo muito mais atrativo”, revelou Adeildo Peixoto. “Desde fevereiro deste ano, estamos nos mostrando ao mercado de forma orgânica, mas o lançamento oficial só aconteceu neste mês de julho, com a campanha do nosso primeiro cliente, o Varejão Auto Peças”, contou o investidor.
As pesquisas de viabilidade econômica e a identificação de pessoas que deveriam integrar a lista de stakeholders da Plocar foram iniciadas há um ano e meio. A startup já conta com uma equipe inicial de 16 colaboradores, todos empenhados em aproximar pessoas através da tecnologia para veicular informação, com segurança e garantia de retorno para os envolvidos: motoristas, gráficas e anunciantes. A possibilidade de mensurar as campanhas por meio de um sistema eficiente é o grande diferencial do empreendimento.

 

Plataforma inteligente

 
“Oferecemos uma solução de anúncio Out of Home (OOH) que impacta as pessoas nas ruas por meio da plotagem de carros. Com métricas, criamos um sistema de inteligência interligado. O anunciante, que antes não sabia nada sobre seus anúncios, agora pode acompanhar o processo de criação da campanha e estratégia, a plotagem dos carros, as vistorias pelo QR Code e os relatórios de desempenho e quilometragem. Tudo disponibilizado em tempo real, direto do computador ou celular”, esclareceu Adeildo Peixoto sobre o funcionamento do sistema.
Com uma plataforma inteligente, o sistema da Plocar permite que os anunciantes escolham as regiões onde querem veicular as campanhas, definam a quantidade de carros, tempo e meta de quilometragem diária a ser percorrida. Além disso, é possível acompanhar todo o processo pelo “dashboard”, espaço onde são exibidos gráficos com a evolução constante da campanha e as vistorias através do QR Code, colado como um selo na plotagem com o código de cada motorista. “Na próxima versão do aplicativo, em 2020, o anunciante já poderá acompanhar a média de público impactada, tendo os dados monitorados via satélite”, adiantou Peixoto. Desse modo, a Plocar visa garantir segurança e controle associados a um preço justo.

 

Crescimento e expansão: da Bahia para o Brasil e o Mundo

 

A expectativa de crescimento da empresa é grande. Segundo os sócios, a Plocar terá atuação nacional em apenas dois anos de funcionamento. “Seremos os maiores do mundo no segmento e vamos conseguir acelerando sempre nos momentos certos”, anunciou Peixoto para quem “tirar pedido não satisfaz, é preciso gerar resultados. Esse é o nosso espírito”, frisou.
A empresa planeja implantar seu plano de expansão já em outubro deste ano. Estudos de viabilidade já foram realizados e a primeira cidade para investimento é Belo Horizonte, em Minas Gerais, e em seguida outras capitais do Nordeste. O início da operação em São Paulo está previsto para 2021. Outros países também estão nos planos da start up, mas só depois da operação ser consolidada no Brasil.

 

Motorista parceiro com renda extra

 

A ideia de plotar os carros para os motoristas ganharem uma renda extra foi o ponto de partida do negócio. Quando iniciou-se o processo de desenvolvimento do aplicativo. Para ser um motorista parceiro, basta baixar o app da Plocar no celular, fazer o cadastro e seguir as orientações. Dessa forma, o motorista torna-se apto a ganhar uma renda extra anual que pode chegar a 900,00 (novecentos reais). “Pode parecer pouco, mas estamos falando em renda extra, o motorista não tem custo e nem muda nada na rotina dele, apenas aceita participar das campanhas”, explicou Adeildo. Outro grande atrativo para os motoristas é a possibilidade de participar de um clube de vantagens, que está sendo desenvolvido em parceria com diversas marcas de autopeças, empresas de manutenção de carros, serviços de lavagem e alimentação, entre outros itens de interesse dos motoristas.


Interessados em se cadastrar como motoristas parceiros da Plocar devem seguir o seguinte passo a passo:

 

- Baixe o aplicativo Plocar disponível na Playstore (Sistema Android);

- Efetue o cadastro seguindo as orientações e aguarde a avaliação da equipe;

- Uma vez dentro da plataforma, surgirão oportunidades de plotagem do vidro traseiro do seu carro;

- Aceita a campanha, serão agendados uma data e um horário para o condutor ir até a gráfica a plotagem será realizada;

- Com a plotagem feita, o motorista poderá seguir seu roteiro tradicional de rodagem pela cidade após a primeira vistoria, que será feita por meio do escaneamento do QR Code na gráfica;

- Semanalmente, serão enviadas notificações no aplicativo com instruções sobre a realização da vistoria com o QR Code, para garantir que a plotagem está em perfeito estado.

- Ao final da campanha, o motorista parceiro realizará uma última vistoria, juntamente com uma foto completa do fundo do veículo, para garantir a finalização segura da campanha;

- Assim que finalizada, o condutor irá receber, via transferência bancária, o valor previamente acordado;

- Por conta própria a plotagem do vidro poderá ser retirada;

- Após a retirada, é só aguardar outras oportunidades de campanha pelo App.

 

Mais informações estão disponíveis no site plocar.com.br.