Tecnologia

Startup propõe uso de bicicletas em troca de cupons de desconto

A ferramenta vai proporcionar aos usuários descontos em parceiros de diversos segmentos
Secom Salvador , Salvador | 19/07/2019 às 13:18
Startup propõe uso de bicicletas em troca de cupons de desconto
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
A GreenMovi foi uma das três startups selecionadas na Chamada Cidade Conectada, programa que faz parte do Edital de Inovação para a Indústria. A startup receberá o investimento de R$ 150 mil cada, proveniente da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), Sebrae e Senai para colocar à disposição da capital baiana um aplicativo para dispositivos móveis. A ferramenta vai proporcionar aos usuários descontos em parceiros de diversos segmentos, caso troquem o uso do carro ou transporte público pelo uso de bicicletas.
De acordo com o engenheiro de software da GreenMovi, Lucas Fonseca, a concepção do aplicativo surgiu em São Paulo com uma proposta de ser voltado para mobilidade, mas tendo como foco a sustentabilidade. A startup busca impulsionar as pessoas a pensarem em ter uma vida mais saudável e colaborar com a sustentabilidade do planeta, trocando o carro por uma bicicleta ou por algum meio de transporte que não queime gás carbônico (CO2).
Como incentivo, o app reverte crédito de carbono por cupons de desconto em clínicas de estética, academia de crossfit, escritório de advocacia, restaurantes e ainda um curso pré-vestibular. Inicialmente já são 15 empresas parcerias disponibilizando cupons através da ferramenta e a tendência é que este montante cresça exponencialmente.
“Usando a bicicleta você reduz o tempo no trânsito, faz uma economia financeira e tem maior qualidade de vida. Economizando na gasolina ou no transporte público que você teria que pagar você está melhorando sua vida diminuindo seu estresse e tendo uma vida mais sustentável”, reforçou Fonseca.
Testes – O aplicativo estará disponível para download em setembro. Antes da liberação, o sistema passará por uma fase de testes que deve durar cerca de 30 dias – apenas poderão participar desta fase membros convidados ou que demonstrarem interesse ao se inscrever no site do app, já disponível na Internet. Esta etapa deve iniciar em 15 de agosto e, logo e seguida, o aplicativo será liberado para todos os usuários interessados tanto da plataforma iOS quanto Android.
Em contrapartida para a Prefeitura, a startup vai coletar dados e estudar mecanismos para melhorar a malha de ciclovias dentro da cidade. Além disso, a startup passará um feedback da aceitação do público com a proposta sustentável do meio de transporte, assim como informações sobre os usuários que podem servir para aprimorar as políticas públicas voltadas a esta área.
Outra questão que será estudada pela startup é um mapeamento de periculosidade – os usuários poderão reportar onde está havendo algum problema relacionado à segurança. Com isso, a ideia é que as informações auxiliem os trabalhadores de plataforma que atuam com transporte de alimentos, por exemplo.
Bike como transporte – Uma das principais contribuições para o meio ambiente, ao optar por transportes que não produzam CO2, é a diminuição da emissão de carbono em larga escala. Segundo o GreenMovi Salvador, há potencial para reduzir a produção de CO2 em 20 milhões por mês, caso apenas 2% da população passe a utilizar a bicicleta como meio de transporte.
Para um futuro próximo, a startup promete que tentará outras parcerias com o poder público para gerar incentivos ainda maiores para os usuários do aplicativo. “Pretendemos tentar com a Prefeitura, por exemplo, um desconto no IPTU. Estamos estudando, também, a possibilidade de cashback, recarga de celulares e outros benefícios”, finalizou.
Funcionalidades – O aplicativo possui um sistema de fraude para que o usuário não tente burlar o app simulando andar de bicicleta fazendo uso de outros meios de locomoção. Para incluir usuários que possuem ou não uma bike para locomoção, um robô verifica onde há pontos para aluguel de bicicletas na cidade e mapeia estes locais para o usuário encontrar o ponto de empréstimo mais próximo e utilizar o serviço.
Além de traçar rotas para os pontos de bicicletas e para o destino do usuário, o aplicativo fornece uma estimativa de tempo que levará para o usuário fazer o percurso e, após chegar ao destino, informa a velocidade usada pela pessoa durante o deslocamento, quanto economizou em emissão de carbono e ainda o gasto calórico obtido.