Tecnologia

Empresa baiana é finalista no Prêmio Nacional de Inovação

Vencedores serão anunciados nesta segunda-feira, 10 de junho, em São Paulo
Viviane Cabral Farias , Salvador | 06/06/2019 às 18:01
Empresa baiana é finalista no Prêmio Nacional de Inovação
Foto: Darío G. Neto/ASN Ba
Implantação de ações de responsabilidade social e ambiental, oferta de novos produtos, troca de conhecimento entre colaboradores e investimento em capacitação. Essas foram algumas ações de inovação que fizeram da baiana Topos Informática a única empresa do Nordeste finalista do Prêmio Nacional de Inovação. Os vencedores serão anunciados nesta segunda-feira, 10 de junho, em São Paulo.
O objetivo do prêmio é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil. A Topos, que está concorrendo em três categorias (Processos, Organizacional e Gestão da Inovação), é atendida pelo programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae Bahia em Salvador, e tem se destacado pela sua atuação no segmento.
No ALI, a Topos passou por um processo de diagnóstico, no qual foi avaliado o seu grau de gestão e inovação e identificado o potencial de melhoria.
“O papel do ALI foi fundamental. Fizemos o mapeamento e acompanhamento da evolução da Topos durante o período de participação no Projeto e identificamos o crescimento e a ampliação do grau de inovação. A partir daí, convencemos a empresa a participar do prêmio. Acredito que existe um potencial enorme para a Topos ser vencedora e trazer os prêmios para a Bahia”, disse a gestora do ALI em Salvador, Betina Pinto.
De acordo com o CIO (Chief Innovation Officer) da Topos, Ramon Santos, pensar estrategicamente a inovação fez com que a organização crescesse exponencialmente.
“Viemos com uma modelagem em que todo o conceito de inovação modificou a nossa empresa. Passamos de empresa de serviços de TI para empresa de inovação em TI. Então essa troca teve uma relevância significante”, afirma.
A entrega do Prêmio acontece durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, considerado o principal congresso de inovação da América Latina, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae.