Tecnologia

Pescador norueguês encontra baleia treinada pela marinha Russa

Especialistas marinhos acreditam que o animal foi treinado por militares russos para participar de ações de espionagem.
Nara Franco , Rio de Janeiro | 01/05/2019 às 10:49

Pescadores noruegueses encontraram em alto mar uma uma baleia da espécie beluga usando um cinto aparelhado com câmeras. Especialistas marinhos acreditam que o animal foi treinado por militares russos para participar de ações de espionagem. 

Os pescadores Joar Hesten foi o primeiro a encontrar a baleia na costa de Finnmark, um condado no nordeste da Noruega. A baleia era amigável e brincalhona, disseram testemunhas. 

Jorgen Ree Wiig, biólogo marinho do governo norueguês, disse entrevista à rede de TV norte-americana CNN que a "baleia parecia brincalhona, mas nossos instintos diziam que ela também pedia ajuda para sair do arreio ou cinto". 

Wiig acredita que a baleia veio de Murmansk, na Rússia, e foi treinada pela marinha russa, "conhecida por treinar belugas para conduzir operações militares antes", disse ele, "como guardar bases navais, ajudar mergulhadores, encontrar equipamentos perdidos". 

Especialistas da Direção de Pescas da Noruega libertaram a baleia do equipamento e afirmaram que o treinamento "não é conduzido por pesquisadores ou qualquer um na Noruega ou na Groenlândia". 

Em 2017, o Instituto de Pesquisa de Biologia do Mar de Murmansk treinou baleias belugas, golfinhos e focas para funções militares, informou o Siberian Times.