Tecnologia

METROURBI discute uso do aeromóvel como transportes na RM de Salvador

Seminário MetroUrbi discutiu mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e inovação
Teia , Salvador | 30/04/2019 às 11:58
Vice gov João Leão, prefeita Moema Gramacho e sec Mauro Cardim
Foto: Teia

Representantes dos  municípios da  Região Metropolitana de Salvador (RMS), autoridades e técnicos de governos municipais, estaduais e federal participaram hoje (29) do Seminário Metropolitano de Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana e Inovação (MetroUrbi 2019), realizado  no Cine Teatro de Lauro de Freitas (Praça da Matriz-Centro). 

De acordo com o curador-técnico do evento, o secretário de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Lauro de Freitas e presidente do Instituto Metropolitano de Desenvolvimento Econômico e Inovação (IMDI), Mauro Cardim, "temas que foram debatidos aqui, como o desenvolvimento econômico, a mobilidade urbana e a inovação são alguns dos exemplos de temas estratégicos que continuam fora de uma agenda de trabalho convergente dos municípios integrantes da Região Metropolitana de Salvador, com raras exceções".

De acordo com o  Ministério das Cidades, moradores de regiões metropolitanas do Brasil gastam até quatro horas por dia no trajeto entre casa e o trabalho. "É competência do Poder Público, em todas as suas esferas, buscar e implantar soluções de qualidade no transporte público de massa. E a população deve participar do debate proativo das soluções sobre o tema", afirmou Cardim.
 
Uma das atrações do evento foi a cabine do aeromóvel, que ficou na frente do seminário e vai ficar rodando o município.

O vice-governador do Estado, João Leão, realizou a palestra intitulada “Cenário Atual do Desenvolvimento Econômico da Bahia e Política de Investimentos para a Região Metropolitana de Salvador: Realidade e Perspectivas”. Também prestigiaram o evento o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Governo Federal, Jean Carlos Pejo, o secretário de Transporte e Obras do Espírito Santo, Fábio Ney Damasceno, o diretor de Fomento e Originação de Negócios do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Caio Ramos e representação do Ministério Público da Bahia e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, dentre outros convidados.

Após a catalogação de dados, será produzida a Carta Técnica do MetroUrbi 2019, que será enviada a diversas esferas governamentais e imprensa.