Tecnologia

OMS recomenda que bebês não sejam expostos a celulares ou tablets

Crianças entre dois e quatro anos não devem passar mais de uma hora por dia diante delas
Nara Franco , Rio de Janeiro | 28/04/2019 às 07:17
OMS recomenda que bebês não sejam expostos a celulares ou tablets
Foto: divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que crianças com menos de um ano de idade não sejam expostas a telas de celulares e tablets. Crianças entre dois e quatro anos não devem passar mais de uma hora por dia diante delas.

Crianças entre um e quatro anos de idade, ainda de acordo com a OMS,  devem gastar ao menos três horas ao longo do dia fazendo atividades físicas variadas. 

A recomendação gerou críticas de defensores das mídias digitais. De acordo com a agência de notícias alemã DW, Andrew Przybylski, diretor de pesquisa sobre internet na Universidade de Oxford, afirmou que a OMS se concentrou excessivamente no tempo passado em frente a telas e não considerou o conteúdo e contexto de uso. "Nem todo tempo de tela é igual", afirmou.

Mas com 80% dos adolescentes sedentários e a obesidade representado uma crescente ameaça à saúde pública, a OMS expressou a necessidade de recomendar melhores práticas para crianças menores de cinco anos. Nas orientações, além de destacar que crianças com menos de cinco anos devem ser fisicamente ativas, a OMS aponta que elas devem dormir adequadamente para desenvolverem bons hábitos ao longo da vida e prevenir a obesidade e outras doenças.

Para bebês com menos de um ano, a recomendação é dormir entre 12 e 17 horas por dia. Para crianças de um a dois anos, o tempo de sono indicado é de 11 a 14 horas, e para os entre três e quatro anos, de 10 a 13 horas.