Tecnologia

Mercantil Rodrigues é ponto de coleta de lâmpadas de uso doméstico

Lojas da Calçada, de Lauro de Freitas e da Kalilândia, em Feira de Santana, são parceiras do Programa Reciclus
Najara Sousa , Salvador | 26/04/2019 às 10:47
Coletor da Reciclus em lojas do Mercantil Rodrigues
Foto: divulgação

As lâmpadas fluorescentes possuem componentes nocivos ao meio ambiente e exigem coleta e destinação corretas. Com o objetivo de contribuir para o descarte ambientalmente correto do produto, a rede Mercantil Rodrigues fez parceria com o Programa Reciclus de logística reversa de lâmpadas de uso doméstico. Os pontos de coleta são as lojas da Calçada, de Lauro de Freitas e da Kalilândia, em Feira de Santana.

Além das lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares, os pontos de coleta recebem lâmpadas de vapor de mercúrio, sódio ou metálico e luz mista. A expectativa da rede é coletar, em um ano, mais de cinco mil lâmpadas.

O programa Reciclus é gerido pela Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa, organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais produtores e importadores de lâmpadas. A sua criação atende à determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal nº 12.305/2010, que trata da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.