Tecnologia

Portal disponibiliza informações sobre água na Bahia

O Portal tem como finalidade interligar bases de dados e sistemas existentes através de Ferramentas de Geoprocessamento, BI e Sistemas
Sihs Jornalismo , Salvador | 22/03/2019 às 19:53
Portal disponibiliza informações sobre água na Bahia
Foto: Mario Marques

No Dia Mundial da Água a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) disponibiliza serviços no Portal da Água. Ao entrar no link https://portaldaagua.sihs.ba.gov.br, o usuário terá acesso a georeferenciamento de poços, barragens e mapas. Desenhado com foco numa solução para gestão territorial integrada, o Portal tem como finalidade interligar bases de dados e sistemas existentes através de Ferramentas de Geoprocessamento, BI e Sistemas.

A Sala de Situação do Portal da Água foi efetivamente implantada em 2018, disponibilizando dados e imagens que podem ser utilizados por todas as unidades finalísticas da Sihs e suas vinculadas, além de outras Unidades parceiras. A partir de agora a ferramenta vai fornecer essas informações aos usuários. "Trata-se de uma estrutura que possibilita a compreensão, análise, monitoramento e acompanhamento da infraestrutura hídrica no Estado, permitindo a antecipação de ações necessárias, além de auxiliar na tomada de decisões para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Bahia", avalia o secretário Leonardo Góes.

Para viabilização do Portal da Água foram adquiridas as Licenças Perpétuas de Software para a Plataforma ArcGis,  contratados os  Serviços de Manutenção e Atualização  das Licenças, e  de Treinamento, incluindo o Serviço de Operação Assistida em Sistema de Informação Geográfica, com investimentos da ordem e R$1.431.482. "Tais ferramentas são essenciais para a gestão das informações através de  interface única agregando sistemas de bancos de dados alfanuméricos e geoespaciais, sensores pluviômetros, níveis de rios, temperaturas, câmeras entre outros, além de GPS e canais de comunicação via emails, SMS, Redes Sociais", explica a Coordenadora do Portal, Regina Marinho.

Atualmente o Portal da Água já disponibiliza diversas visões situacionais e temáticas  tais como: Barragens, Poços, Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), Bacias e Sub Bacias Hidrográficas, Territórios, Hidrografia, Áreas Ambientais, Áreas de Preservação, Áreas de Conservação, Divisões Geopolíticas, Dados Estatísticos e Populacionais, entre outros.

Todas as visões foram estruturadas, pela Sihs ao longo de dois anos através das Bases de Dados coletadas em parceria com a Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), Empresa Baiana de Águas e Saneamento e (Embasa), Secretaria do Meio Ambiente (Sema),  Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)  e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).