Tecnologia

Imprensa elogia estrutura montada pela Secom da Prefeitura na folia

As ferramentas e estrutura ofertadas pela Prefeitura aos profissionais de comunicação contribuíram de forma significativa para o trabalho jornalístico
Secom Salvador , Salvador | 05/03/2019 às 19:16
Profissionais da imprensa
Foto: Geraldo Jr./Secom

Quem trabalha na cobertura jornalística durante o Carnaval de Salvador consegue observar detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelo folião. Os olhares mais atentos são dos apresentadores, repórteres, radialistas, fotógrafos, cinegrafistas, produtores, auxiliares e todos os profissionais da comunicação que atuam, dia e noite, para noticiar a maior festa de rua do mundo.  

Muita correria e movimentação intensa marcaram a Sala Oficial de Imprensa Paulo Gaudenzi, no Campo Grande, durante os dias de folia. Entre os profissionais que reportam o evento, seja por meio de textos, imagens, áudios, fotos ou conteúdo nas redes sociais, a opinião é unânime. O Carnaval de 2019 foi a festa do folião pipoca. 

A sala, com computadores e internet disponibilizados para a cobertura da folia, acolheu 2,5 mil profissionais de imprensa, que foram credenciados pela Secretaria da Comunicação (Secom). Somente a equipe da Secom é formada por 50 pessoas, entre jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e área administrativa. 

Rádios - Nas 21 cabines de rádio para a transmissão dos profissionais, inclusive do interior, atingindo a mais de 200 cidades, a movimentação também foi intensa. Além do atendimento à imprensa credenciada, informações têm sido divulgadas em tempo real, por meio do envio de conteúdo jornalístico e pelas redes sociais.

Para a produtora da Rádio Excelsior AM e FM Edla Maiara Xavier, 31 anos, que trabalhou na cobertura do Carnaval no domingo, segunda e terça-feira, a estrutura da sala de imprensa, praticáveis de rádio e a geração de conteúdo por meio releases e entrevistas preparadas pela Secom supriu a demanda dos profissionais de comunicação com muita qualidade. 

“Minha nota é mil. A equipe da Secom sempre muito organizada, preparada e solícita com as nossas demandas. São assim o ano inteiro e em especial no Carnaval. Recebemos muitos releases, programação antecipada e todas as informações para a o cobertura da festa”, assinalou.

Internet gratuita - O Conecta Salvador, a rede gratuita ofertada pela Prefeitura aos foliões e também aos profissionais de imprensa, foi um facilitador para o trabalho da produtora. Ela contou que, durante a atuação no praticável, utilizou as redes disponibilizadas pela Prefeitura. 

“Minha experiência foi muito positiva porque tive problemas com minha internet pessoal, o 4G não pegava. Graças à internet gratuita pude desenvolver meu trabalho. O cadastro feito de maneira simples e pude baixar arquivos e trabalhar com toda tranqüilidade”, afirmou.

Grandiosidade - Pela primeira vez trabalhando na folia de Momo, o gerente de Jornalismo da Record, Eduardo Caruso, 42 anos, ficou impressionado com a grandiosidade da festa. “É contagiante. Nunca senti uma energia tão grande como essa. Um calor humano singular. É algo que só sentindo na pele para se ter a real noção que aqui é o maior Carnaval do mundo”, considerou. Para o estreante, o folião pipoca também foi o grande responsável pelo sucesso do Carnaval 2019. “Ele é a alma dessa energia contagiante”, complementa.

As ferramentas e estrutura ofertadas pela Prefeitura aos profissionais de comunicação contribuíram de forma significativa para o trabalho jornalístico da emissora de TV e rádio. Segundo Caruso, a estrutura do praticável foi fundamental para o sucesso da transmissão. 

“Dividimos a ancoragem dos nossos telejornais entre o estúdio na emissora e o estúdio avançado no Campo Grande. Além das entradas ao vivo dos nossos repórteres em todos os cantos da cidade. A estrutura de imprensa montada para o evento também nos atendeu de forma importante. Estão todos de parabéns”, disse ele, que destacou ainda a importância do Conecta Salvador.