Tecnologia

Projeto de iluminação da Prefeitura garante brilho do Carnaval

A iluminação foi instalada em todos os espaços importantes para os foliões
Secom Salvador , Salvador | 04/03/2019 às 17:50
Projeto de iluminação da Prefeitura garante brilho do Carnaval
Foto: Bruno Concha

Para o maior Carnaval do mundo a maior iluminação pública. Foi com este foco que a Prefeitura desenvolveu o luminotécnico, um estudo realizado durante cinco meses por engenheiros especializados no setor para implantar uma operação especial para a folia. E isso tem dado certo, já que até agora o Carnaval segue brilhando. 

A iluminação foi instalada em todos os espaços importantes para os foliões, e não apenas nos circuitos em si, a exemplo de pontos de ônibus, de táxi e mototáxi, estações do metrô, bairros onde há palcos, áreas de atuação de ambulantes e foodtrucks e fluxo de pessoas. Para cada local um tipo de luminária ou projetor de acordo com as características da rua ou da região, conforme o estudo..

No total, foram instalados mais de quatro mil projetores de 400 a 1000W, sendo 1.700 na Barra-Ondina, 1.880 no Centro e 428 nos bairros. Nos dois principais circuitos foram instaladas 1.200 luminárias “low bay”, conhecidas como robôcop, que deixam o ambiente ainda mais claro.

Manutenção - Para manter tudo aceso, 110 técnicos distribuídos em 19 equipes circulam pela cidade 24 horas, em ronda permanente. Durante todo o dia um observador permanece no Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública acompanhando as imagens dos circuitos e dos bairros.

Os técnicos de iluminação da Prefeitura são acionados para ajustes sejam feitos antes do anoitecer, sem prejudicar os desfiles. Mas quando um problema é detectado, a manutenção é feita imediatamente. .

Até o momento, foram registradas 125 ocorrências no Centro e 184 no Barra- Ondina. As mais comuns são pontos apagados. A equipe também recebeu denúncias de vandalismo.Duas  luminárias foram destruídas, uma em cada circuito, mas já foram substituías.  

“Estou muito satisfeito com o trabalho, o empenho da equipe em fazer o melhor. Acho que conseguimos entregar algo muito positivo e de qualidade à população. Já que realizamos o maior Carnaval do mundo, fizemos também a maior iluminação pública para um evento aberto ao público”, declarou o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.