Tecnologia

Mais de 17 mil materiais proibidos são apreendidos no Carnaval

Agentes da Semop mantêm equipes de plantão para coibir irregularidades
Secom Salvador , Salvador | 03/03/2019 às 16:07
Material Apreendido
Foto: divulgação

Para garantir a segurança da população e ordenamento do comércio informal nos circuitos do Carnaval, agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) mantêm equipes de plantão para coibir irregularidades, como atuação de pessoas não-licenciadas e de materiais proibidos para venda. Em três dias oficiais de folia, o órgão municipal já apreendeu 17.097 itens irregulares, alguns deles que representavam risco às pessoas (armas brancas). Só ontem (02), a quantidade de materiais retirados das ruas foi 5.794. 

No acumulado, os itens irregulares mais aprendidos foram: latinhas de cerveja que não são da marca do patrocinador (9.446), água (4.301), espetinhos (1.260), refrigerantes (1.194), isopor (178), cavalete de metal/madeira/tabuleiro/balcão (50), vasilhame de vidro (102), carros de mercado (76) e churrasqueira/fogão/fogareiro (33).

“O foco é proteger as pessoas. Não só o folião, mas os trabalhadores, os ambulantes, que no momento de uma eventual confusão podem acabar se machucando. A gente trabalha com base no reflexo das ocorrências registradas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS)”, ressalta o titular da Semop, Felipe Lucas. 

Com respeito à proteção da marca patrocinadora do Carnaval, o secretário pontua a necessidade do cumprimento do contrato firmado com a iniciativa privada, que tem sido indispensável para se fazer uma folia cada vez mais atrativa e com menos dinheiro público. Felipe Lucas lembra ainda que os ambulantes são previamente sinalizados, no processo de licenciamento, do que pode ou não ser comercializado ou levado para os circuitos.

Além dessa ação prévia, durante a folia a Semop promove uma ação de aproximação e acolhimento com o comércio informal. A ação, realizada corpo a corpo, visa levantar dados e informações de cada vendedor, fazendo o reconhecimento da atividade e dificuldades encontradas. A intenção é melhorar a cada ano a situação dos quase três mil ambulantes que trabalham na folia.

Acolhimento - As casas de acolhimento provisório instaladas pela Secretaria Municipal de Políticas para Infância, Mulher e Juventude (SPMJ) próximas aos circuitos do Carnaval receberam no terceiro dia da festa 400 crianças. As unidades estão situadas na Escola Municipal Casa da Amizade, em Ondina; Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em Nazaré; Escola Municipal Osvaldo Cruz, em Amaralina; e Escola Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris.

Reparos – A Secretaria de Manutenção (Seman) realizou desobstrução de 15 metros lineares de rede pluvial. Os técnicos do órgão fizeram ainda limpeza de 496 caixas de sarjeta e 22 poda de árvores, além de colocação de 20 metros quadrados de tapume  e uso de 200 kg de asfalto frio no tapa-buraco. Quinze metros quadrados de passeios foram recuperados.