Tecnologia

CIPÓ lança site pela defesa da juventude negra

Site é resultado do Projeto Juventude Negra e Participação Política,, desenvolvido pela CIPÓ – Comunicação Interativa no Subúrbio Ferroviário
CiPÓ - Comunicação Interativa , Salvador | 23/02/2019 às 17:59

Como atuar contra o genocídio da juventude negra no Brasil? Tentando responder a esta questão a CIPÒ lançou o site Juventude Negra e Participação Política (JNPP), que sistematiza as ações do projeto homônimo, realizado com jovens negras e negros, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.  O espaço virtual compartilha as experiências e metodologias de enfrentamento ao extermínio da juventude negra desenvolvidas e experimentadas ao longo de quatro anos (2015-2018), através de diversas ações de participação social e incidência política, envolvendo diferentes atores sociais e o poder público.

O desenvolvimento do website contou com apoio estratégico das organizações Terre des Hommes Schweiz e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O produto disponibiliza a tecnologia social desenvolvida ao longo do percurso do Projeto JNPP, incluindo as metodologias adotadas, textos de referência sobre o tema, além de materiais audiovisuais produzidos pelas/os jovens com relatos de vítimas, familiares e especialistas. Para Leandro Vilas, coordenador da ação, “a proposta é que, por meio desse produto, a metodologia possa ser disseminada nos mais diversos espaços formativos, alcançando mais pessoas, organizações e coletivos que apoiam a luta antirracista”, explica.

O material disponibilizado traz informações que propiciam a formação e mobilização de outras/os jovens negras/os para a superação dos altos índices de violência que acometem essa parcela da população. É o que destaca Alexandre Menezes, coordenador nacional da Terre des Hommes Schweiz no Brasil. “Acredito que este seja um instrumento poderoso de transformação da realidade na luta contra o racismo e o genocídio, porque vai inspirar outros jovens, coletivos e organizações que poderão se utilizar desta ferramenta”, conclui. Para Helena Oliveira, coordenadora do Escritório do Unicef para Bahia, Sergipe e Minas Gerais, esta é uma ação inovadora: “É cada vez mais necessário construir metodologias e instrumentos que estejam à serviço desta população, da juventude negra das periferias, para fazerem sua própria defesa, seu próprio advocacy”, reitera.

 

 

Juventude Negra e Participação Política (JNPP)

 

O Projeto JNPP mobiliza e forma jovens negras/os para a participação social e incidência política frente ao contexto de extermínio da população negra no Brasil. A jovem Udimila Oliveira Santos, 26, médica veterinária, explica a importância de ter participado do projeto: “Fez com que eu tivesse mais autonomia para falar, para interagir, para protestar, para conhecer meus direitos e reconhecer o meu lugar de fala. Saber como eu posso me colocar como Udimila, mulher preta da comunidade”. Para Maicon Sabino de Jesus, 28, graduando em História, o JNPP o fez perceber a importância da participação: “Foi um divisor de águas na minha vida, percebi que a política não é tão inclusiva como deveria ser para os jovens negros e nós devemos buscar essa inclusão”, explica o jovem.

 

 

CIPÓ 20 anos

 

O lançamento do site faz parte das comemorações dos 20 anos da CIPÓ – Comunicação Interativa, Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua com a missão de promover o pleno desenvolvimento, a participação social e política de crianças, adolescentes e jovens por meio da comunicação, cultura e educação. A organização foi fundada na Bahia por comunicadoras, em 1999, e desde então mantém vivo o sonho de transformar a vida de garotas e garotos para que ampliem sua visão da realidade e participem ativamente na defesa, promoção e garantia de seus direitos e de suas comunidades. Ao longo de quase 20 anos, a organização desenvolveu diversos projetos que promoveram a formação destes públicos nas áreas de Comunicação, Direitos Humanos e Monitoramento e Participação Política.

 

 

ACESSE O SITE: www.jnpp.cipo.org.br