Tecnologia

Detran inicia capacitação de condutores de trios e vistorias

O trabalho começou nesta sexta-feira (22)
Imprensa Detran , Salvador | 22/02/2019 às 18:46
Vistoria
Foto: divulgação

Avaliar as condições técnicas e estruturais, checar os equipamentos de segurança e conferir a documentação fazem parte da vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nos trios elétricos e carros de apoio que participam do Carnaval de Salvador. O trabalho começou nesta sexta-feira (22), no Parque de Exposições, na Avenida Paralela. Os veículos que não apresentam irregularidades na avaliação recebem o adesivo de aprovação, que deve estar fixado na carroceria para o desfile. A previsão é que até a abertura oficial da festa, mais de 200 carretas e caminhões passem pela vistoria, que conta ainda com a participação de outros órgãos públicos de fiscalização.

O perito do Detran, Domingos Lemos, ressalta a importância da análise das condições de cada trio. "São veículos articulados, de mais de 40 toneladas, que sofreram adaptações e precisam estar dentro das regras de segurança. Nossa equipe faz um trabalho minucioso, para não deixar passar nada que possa colocar em risco a condução. Fazemos a avaliação agora e na avenida".

Começou também nesta sexta, o curso de capacitação gratuito para os motoristas de trios, oferecido pela Escola Pública de Trânsito (Eptran). A primeira turma foi formada por mais de 50 profissionais, que tiveram uma manhã de aulas sobre legislação de trânsito atualizada, direção defensiva, situações de risco, cidadania e prevenção de acidentes com a rede elétrica. As próximas turmas serão atendidas nos dias 25 e 26 de fevereiro. Durante o Carnaval, os motoristas serão submetidos ao teste do bafômetro, antes de entrar no circuito.

O motorista Emerson Menezes, de 37 anos, tem cinco carnavais no currículo e se sente mais tranquilo participando da capacitação. "A cada ano a gente aprende mais e se atualiza. Isso é importante, porque quando menos se espera acontece algum incidente. No ano passado, meu trio enganchou na fiação elétrica, no Corredor da Vitória, e eu só resolvi o problema graças ao aprendizado no curso".