Tecnologia

Detran capacita mototaxistas para qualificar atendimento no Carnaval

As aulas acontecem na Escola Pública de Trânsito
Imprensa Detran , Salvador | 11/02/2019 às 16:50
Detran capacita mototaxistas para qualificar atendimento no Carnaval
Foto: divulgação

O Carnaval está se aproximando e muita gente já começou a se preparar para a maior festa de rua do planeta. É o caso de mototaxistas que atuam na capital baiana, que participam, desde a manhã desta segunda-feira (11), do curso promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) para garantir um melhor atendimento a baianos e turistas durante a folia momesca.

As aulas, práticas e teóricas, acontecem na Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran, e abordam uma série de assuntos, desde noções de segurança, inclusive em caso de assalto à mão armada, a orientações de como se portar com os clientes, transporte individual de passageiros e até simulação de notícia de morte na família causada por má condução da moto. A parte prática reúne treinamentos em frenagem, curvas, redução e passageiros (garupa).

Instrutor e coordenador do curso, o consultor em trânsito Iuri Oliveira destaca que “é importante que todos os profissionais envolvidos no Carnaval tenham um treinamento específico para esse evento, pois a dinâmica da cidade muda e a condição de segurança sob duas rodas, nesse período, requer uma habilidade maior e habilidade se dá por orientação e prática”. Ao final do curso, os participantes serão certificados.

Um dos alunos da primeira turma, Leonardo Ciqueira é mototaxista há apenas um ano, mas tem consciência de que "é preciso se qualificar cada dia mais e participar desse treinamento faz com que o profissional adquira mais experiência para poder lidar com as situações enfrentadas, no dia a dia, sendo mototaxista”.

 

Capacitação até sexta-feira

 

Com cinco horas de duração, as capacitações gratuitas vão acontecer até a próxima sexta-feira (15), com turmas nos turnos vespertino e matutino.  As inscrições devem ser feitas presencialmente, sempre no dia anterior, com apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com registro de mototaxista, e comprovante de endereço. A Escola Pública de Trânsito fica na sede do Detran, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, número 7744.

A capacitação é realizada desde 2015 e não é obrigatória para os profissionais trabalharem no Carnaval de Salvador. Em 2019, a folia começa no dia 28 de fevereiro e vai até a quarta-feira de cinzas, 6 de março. O Carnaval é realizado na rua em três diferentes circuitos, o Osmar, no Centro de Salvador, o Dodô, que vai da Barra à Ondina e o Circuito Batatinha, no Pelourinho.