Tecnologia

Pesquisa revela presença de plástico em diversas espécies de mamíferos

O relatório publicado na Scientific Reports
Nara Franco , Rio de Janeiro | 07/02/2019 às 18:55
Pesquisa revela presença de plástico em diversas espécies de mamíferos marinhos
Foto: divulgação

Um novo estudo com mamíferos marinhos mortos na costa da Grã-Bretanha mostra que todos os animais haviam ingerido microplásticos.

O relatório publicado na Scientific Reports revela que pedaços de plásticos com menos de 5 milímetros  foram encontrados em todos eles (50 animais de diverdas espécies).

"É chocante, mas não surpreendente, que todos os animais tenham ingerido microplásticos", comentou Sarah Nelms, líder da pesquisa em comunicado. "O número de partículas em cada animal foi relativamente baixo. Uma média de 5,5 partículas por bicho, sugerindo que o plástico eventualmente passa pelo sistema digestivo ou é regurgitado."

A maioria das partículas era fibras sintéticas que vêm de roupas, redes de pesca, escovas de dente e outros produtos feitos de náilon. Outros fragmentos quebrados vinham de pedaços maiores, como embalagens de alimentos e garrafas plásticas.

Um estudo de 2018 descobriu que os microplásticos estão crescendo na dieta alimentar marinha – desde pequenos animais, como caranguejos e mexilhões, até espécies predadoras, como focas e baleias – por meio do processo de transferência trófica.

"Esta pesquisa fornece mais evidências de que precisamos ajudar a reduzir a quantidade de resíduos plásticos liberados em nossos mares e manter oceanos limpos, saudáveis e produtivos para as gerações futuras", disse Penelope Lindeque, chefe do grupo de pesquisa Marine Plastics no Laboratório Plymouth Marine, no Reino Unido.