Tecnologia

Descoberta de pesquisadores do MIT pode decretar o fim das baterias

A pesquisa foi tema de artigo publicado nesta segunda-feira pelo periódico científico Nature
Nara Franco , Rio de Janeiro | 29/01/2019 às 13:54
Descoberta de pesquisadores do MIT pode decretar o fim das baterias
Foto: divulgação

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT,) estudam a transmissão de energia usando sinais de wi-fi que pode significar o fim das baterias. "Apresentamos uma nova maneira de dar energia a sistemas eletrônicos no futuro - simplesmente captando energia wi-fi de uma maneira que pode ser facilmente integrada a áreas abrangentes", explica o cientista Tomás Palacios, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação do MIT. A pesquisa foi tema de artigo publicado nesta segunda-feira pelo periódico científico Nature.

Os cientistas utilizam transformadores capazes de converter ondas eletromagnéticas de corrente alternada em eletricidade de corrente contínua. Um dispositivo com uma antena flexível de rádiofrequência captar tais ondas. O receptor foi conectado a um dispositivo feito de um semicondutor bidimensional e os conseguiram obter 40 microwatts de energia elétrica quando o dispositivo estava exposto aos 150 microwatts de uma rede wi-fi convencional. 

O semicondutor converte o sinal em tensão elétrica contínua que alimenta baterias recarregáveis ou circuitos eletrônicos. Ou seja: o dispositivo não tem bateria, mas captura os sinais de wi-fi presentes no local e os transforma, de forma passiva, em corrente elétrica.

Entre os usos do sistema, além de aparelhos eletrônicos do dia a dia, estão os sensores para gadgets (tablets e celulares) integrados à chamada "internet das coisas". 

Com informações da BBC.