Tecnologia

Governo da Bahia alcança marca de 200 mil processos em tramitação

Sistema já proporcionou aos cofres públicos um economia superior a R$ 3,4 milhões
Ascom Saeb , Salvador | 11/12/2018 às 06:05

O Governo da Bahia chegou à marca de 200 mil processos administrativos cadastrados no SEI Bahia, o sistema informatizado de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. O número representa mais uma etapa importante no processo de implantação do novo software que irá eliminar o papel como suporte físico para documentos e processos administrativos, alterando de forma significativa as rotinas dos mais diversos órgãos estaduais.

O coordenador de implantação do projeto, Anderson Vasconcelos, acredita que esse número reforça a amplitude e relevância do projeto. "Os números alcançados pela Bahia são animadores. Existem órgãos que têm três anos ou mais de implantação e ainda não alcançaram ou atingiram 200 mil processos", ressaltou.

O SEI Bahia já proporcionou aos cofres públicos uma economia superior a R$ 3,4 milhões. O cálculo leva em conta a eliminação das despesas com aquisição de 25 milhões de folhas de papel, somados à redução dos custos com grampos, capas de processos, impressão e transporte de material.

A cada 60 minutos, são gerados em média quatro mil novos documentos eletrônicos no sistema. Em média, são produzidos 66 documentos por minuto. Em um ano e cinco meses de implantação, a equipe do projeto já contabilizou mais de 3 milhões de documentos no novo sistema. Além disso, atualmente, mais de 400 fornecedores do Estado já utilizam o SEI Bahia, entre os quais Coelba, Embasa e Ford.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o SEI, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de redução de custos e dos ganhos ambientais proporcionados pela redução do consumo de papel, o Sistema Eletrônico de Informação visa garantir mais agilidade e transparência à tramitação de processos.