Tecnologia

Aplicativo Natal Salvador permite a realidade aumentada de imagens

O projeto é da Diretoria de Iluminação Pública
Secom Salvador , Salvador | 10/12/2018 às 05:59
População usa Totens de Natal
Foto: Bruno Concha

Já pensou em tirar uma foto e, ao seu lado, aparecer um Papai Noel e uma árvore de Natal? Isso já é possível graças à projeção em 3D, através de realidade aumentada de imagens natalinas com uso de totens espalhados pela cidade, como parte da decoração natalina preparada pela Prefeitura. O projeto é da Diretoria de Iluminação Pública, órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

"É uma das novidades modernas e interativas que estamos trazendo para o Natal deste ano. As pessoas irão poder fazer cartões de Natal, vídeos, enviar mensagens natalinas e postar nas redes sociais. Basta ter o aplicativo no celular e apontá-lo para um dos totens espalhados na cidade. Tenho certeza que os soteropolitanos e turistas irão gostar", afirmou o diretor de Iluminação Pública, Júnior Magalhães.

A psicóloga Marília Lopes, 26 anos, que estava fazendo um passeio com um grupo de cinco adolescentes autistas, na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, utilizou um dos totens instalados para promover um momento de lazer entre eles. “Esse é um projeto inovador, mas que vai além da tecnologia. Esses totens permitem momentos de interação e troca entre as pessoas, e isso é muito importante para todos nós”, afirma.

Um dos adolescentes que acompanhava a psicóloga, Cássio Vinícius, de 13 anos, falou da surpresa com a utilização do totem. “Isso é incrível. Eu nunca ia imaginar que pudesse aparecer um Papai Noel e uma árvore de Natal na foto. Eu fiquei impressionado e gostei muito. É muito criativo e dá para tirar várias fotos para postar nas redes sociais. Todas as pessoas têm que vim junto com suas famílias para se divertir e tirar muitas fotos. Eu tenho certeza que todo mundo vai amar”, declarou.

“Eu achei esse projeto maravilhoso. A realidade aumentada é algo que não estamos acostumados a ver, e quando trazem isso para o clima de Natal fica melhor ainda. Foi uma ideia sensacional, que vai agradar crianças e adultos”, afirmou a dona de casa Fernanda Conceição, 30, enquanto utilizava o aplicativo para fotografar seus filhos.

Para visualizar as projeções, basta baixar o aplicativo Natal Salvador no celular, disponível tanto na Play Store quanto na Apple Store. Ao abrir o aplicativo, e só apontar para os totens e o usuário vai visualizar Papai Noel sentado em sua poltrona vermelha e uma árvore de Natal ao lado. Será possível tirar uma foto para ser compartilhada junto com o Papai Noel projetado, compartilhar a imagem nas redes sociais ou até fazer um cartão natalino personalizado.

Já foram instalados dois totens na Barra, dois no Dique do Tororó, um no Imbuí, um na Praça Ana Lúcia Magalhães, um no Largo da Mariquita, um na Praça Municipal, um no Mercado Modelo e quatro no Campo Grande. Outras localidades serão contempladas ainda esta semana.

Aplicativo - A ferramenta foi desenvolvida pela Prefeitura em parceira com a empresa paulista RD3 Marketing Digital. Idealizador do aplicativo, o design, engenheiro de computação e diretor da empresa RD3, Raphael Magri, fala da facilidade do aplicativo. “É muito simples. É só baixar o aplicativo, chegar nos pontos onde os totens estão instalados, apontar para ele e então aparecerá a interação em 3D que possibilita tirar foto e fazer as brincadeiras nas redes”, declarou.