Tecnologia

Facebook deleta mais de 1 bilhão de contas falsas

Facebook divulgou dados de seu relatório de transparência
Nara Franco , Rio de Janeiro | 19/11/2018 às 07:57

Após novas revelacoes sobre vazamento de dados, o Facebook divulgou dados de seu relatório de transparência. Mark Zuckerberg, CEO da rede social, publicou ainda uma carta fazendo um balanço sobre as medidas tomadas durante o ano.

Na carta, Zuckerberg afirma que a companhia melhorou os métodos de detecção de conteúdo sensível e conteúdo de ódio, além de ter removido 1,5 bilhão de contas falsas nos primeiros seis meses do ano. A empresa deve contar com um órgão externo de avaliação de conteúdo no ano que vem, além de desestimular publicações sensacionalistas.

Sobre a moderação de conteúdo, Zuckerberg destaca que os investimentos em inteligência artificial melhoraram a eficácia na remoção de publicações indevidas. Os sistemas identificam proativamente 96% do conteúdo de nudez que são removidos – esse número era quase zero há alguns anos. Já para o discurso de ódio, a identificação proativa é de 52%.

Cerca de 30 mil pessoas são responsáveis pela aplicação da política e revisão dos conteúdos.

“No ano passado, priorizamos significativamente a identificação de pessoas e conteúdos relacionados à disseminação do ódio em países com crises como Mianmar. Fomos muito lentos para iniciar esse trabalho, mas no terceiro trimestre de 2018 identificamos proativamente cerca de 63% do discurso de ódio que removemos em Mianmar, um aumento de 13% no último trimestre de 2017″, escreveu Zuckerberg em sua carta.

O debate sobre o limite de liberdade de expressão no Facebook deverá ganhar um novo componente em 2019. A empresa pretende se afastar desse tipo de moderação e um órgão externo independente deverá tomar as decisões. “Sua finalidade seria defender o princípio de dar voz às pessoas, ao mesmo tempo em que reconheça a realidade de mantê-las seguras”, escreveu o CEO da companhia.

Para resolver o problema, o algoritmo do Facebook deverá ser mais duro com conteúdos considerados sensacionalistas pela rede, diminuindo o alcance e, consequentemente, o engajamento. Esse novo algoritmo será ativado por padrão e diminuirá o alcance das publicações que estão perto da linha do que a rede considera sensacionalista, mesmo que não viole os padrões e regras do site. Aparentemente, haverá uma opção para desativar esse filtro.

Por fim, Zuckerberg anunciou que pretende divulgar relatórios de transparência e aplicações das nossas políticas a cada trimestre, além de publicar atas de reuniões que discutam mudanças nas políticas da rede social.