Tecnologia

Setre sedia encontro de provedores de internet

Evento abordou os aspectos do eSocial relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho
Ascom Setre , Salvador | 14/11/2018 às 08:36
Setre sedia encontro de provedores de internet
Foto: Yago Matheus

A Associação de Provedores de Internet do Estado da Bahia (APIEB) realizou nesta terça-feira (13), um encontro no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na programação do evento, palestra com o tema “eSocial em Segurança e Saúde no Trabalho: A sua empresa está preparada?”, ministrada pela especialista da área Márcia Silva.

Os provedores receberam orientações sobre a implantação do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), programa elaborado pelo Governo Federal com o objetivo de facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. Foram destacados os aspectos referentes à área de Saúde e Segurança do Trabalho, que devem ser transmitidos através da ferramenta.

Presente no encontro, o titular da Setre, Vicente Neto, destacou a importância do trabalho da categoria, que reúne cerca de 4 mil profissionais no estado. “Os provedores independentes levam a possibilidade da informação instantânea e da conexão em rede para boa parte dos municípios baianos, que não é atendida pelos grandes provedores. É um segmento organizado, que gera emprego e renda, e precisa do apoio dos órgãos governamentais”. O secretário destacou ainda que “a APIEB cumpre um importante papel, ao promover também a qualificação dos associados, com seminários e workshops, trazendo especialistas e debates sobre inovações tecnológicas”.

A superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Gerta Schultz, reforçou a necessidade de interlocução entre o poder público e os profissionais. “Estamos cumprindo o dever institucional de dialogar com o segmento para compreender as demandas e atendê-las dentro das nossas atribuições”, afirmou.

O diretor Administrativo da APIEB, Marcos Almeida, por sua vez, ressaltou a necessidade de “construir, conjuntamente, com os órgãos de fiscalização e o Governo do Estado, agendas positivas que apontem caminhos para a atuação dos pequenos e médios provedores de internet”.