Tecnologia

Hub Salvador se destaca como um dos melhores coworkings do país

O Hub faz parte do programa Salvador 360
Secom Salvador , Salvador | 06/11/2018 às 18:12
Hub Salvador
Foto: Jefferson Peixoto

Com pouco mais de um semestre de funcionamento, o Hub Salvador já desponta no cenário nacional como um dos dez melhores espaços de coworking do país. O local, que abriga startups e está localizado no Terminal Marítimo, no Comércio, é finalista da quinta edição do Startups Awards, maior premiação do segmento no Brasil. O Hub faz parte do programa Salvador 360, eixo Cidade Inteligente, e busca contribuir para que a capital dê um salto na área de soluções tecnológicas inovadoras, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

Além de representar a capital baiana na seleção que ocorre durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo (CASE) São Paulo, agora em novembro, o espaço tem se destacado por sediar diversos eventos. Em média, três atividades ocorrem semanalmente nas instalações do Hub. A estrutura sediou, por exemplo, o NASA Space Apps Challenge, mais completo hackathon do mundo. Esta oportunidade de estabelecer conexões com os mais diversos profissionais de vários campos de atuação na área de tecnologias tem atraído as startups a se instalarem no Hub. Atualmente, 53 empresas estão alocadas no espaço.

 

Avaliando as ações e atividades que integram a movimentada agenda do local, o presidente do Consórcio Hub, Moacy Veiga Bossa Nova, aponta que o modelo de trabalho desenvolvido tem chamado atenção até mesmo de outras nações. "Empresas de tamanhos e segmentos diferentes acordaram e perceberam que o mundo está mudando. É preciso mudar e se atualizar. O Hub se tornou agente de transformação porque, com as atividades e a integração das empresas aqui, estão surgindo novas carreiras e oportunidades, a exemplo de um sistema de micrologística. O impacto para a cidade é enorme", pontuou.

 

Treinamento – Em outubro, por exemplo, quatro eventos voltados à disseminação e compartilhamento de conhecimentos foram realizados no local, dentro do Startup Academy - treinamento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Hub School, braço de educação do Hub Salvador. Esta série de eventos foi voltada a um curso macro, divido em módulos, e que abordou diversos temas.

 

Os debates envolveram as principais modalidades de investimentos disponíveis no Brasil e como encontrar o investidor certo; definições básicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, na tradução literal) e os princípios para gerar conteúdos que se indexam, posicionam, geram tráfego e vendas para um website; recursos para tornar um roteiro irresistível, transformando o conteúdo em histórias fascinantes; e orientações sobre como escolher cores, fontes e formas para uma identidade visual intuitiva para a marca do empreendedor. Ainda em parceria com o Sebrae, o consórcio assinou um termo que firma uma parceria para que o serviço ocupe alguns espaços de coworking no Hub Salvador a partir de novembro, para desenvolver as atividades.

 

Próximas atividades – Dentre as novidades previstas para ocorrer nos próximos meses, Bossa Nova destaca que um grande feito alcançado foi a assinatura de um protocolo de intenção entre o Consórcio Hub e o governo uruguaio para um intercâmbio de startups, onde empresas brasileiras abrirão operação em solo uruguaio e vice-versa. No dia 29 de novembro, a equipe do consórcio vai ao país para apresentar o modelo do Hub Salvador às autoridades.

 

O gestor aponta ainda que o processo de transformação das empresas é exponencial e vai se adaptando à medida que as demandas vão se multiplicando e chamando a atenção de entidades. "Este modelo de coworking que temos no Hub Salvador tem sido modelo para espaços semelhantes e temos gerado aqui resultados bastante positivos", afirmou.

 

Em outra oportunidade, em dezembro, haverá ainda a presença de dez startups que atuam no Hub em um evento promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA). Será a 29º Convenção Anual da organização empresarial, no Hotel Tivoli, na Praia do Forte, com um espaço reservado para as empresas inovadoras do Hub.