Tecnologia

Instalação de kit de gás natural para veículos exige inspeção Ibametro

Instalação de kit de gás natural para veículos exige inspeção Ibametro
Da Redação , Salvador | 03/11/2018 às 11:23
Kit Gás
Foto: Camila Souza

O número de motoristas que recorrem ao Gás Natural Veicular (GNV) como alternativa à gasolina e ao etanol está em crescimento em todo o país. Na Bahia, estima-se que mais de 100 mil carros tenham instalado o kit que permite rodar com o combustível. Para garantir que o processo esteja de acordo com a lei, é necessário procurar empresas cadastradas pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). 

Os motoristas precisam ficar atentos a cuidados indispensáveis para a instalação, evitando riscos à segurança e à saúde das pessoas. “Primeiro, o consumidor deve se dirigir ao Detran [Departamento Estadual de Trânsito], que é o órgão responsável por autorizar a conversão. De lá, deve procurar uma oficina credenciada para a instalação do cilindro de GNV”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Em seguida, acrescenta Randerson, “o veículo deve ser inspecionado pelo Ibametro, que irá emitir o Certificado de Segurança Veicular [CSV]. Com esse documento em mãos, o motorista deve reapresentar o veículo ao Detran-BA para o registro da alteração do combustível”. 

O credenciamento das oficinas, lembra o diretor-geral do Ibametro, garante que elas passem por avaliações técnicas a cada seis meses. A lista dos estabelecimentos cadastrados pode ser conferida no site do Inmetro (https://bit.ly/2CQyFeI). 

Postos 

O Ibametro é responsável ainda pela inspeção dos postos que oferecem o combustível. O coordenador de fiscalização do órgão, Emanuel Portela, afirma que “essa verificação é muito importante para o consumidor por ser uma garantia de que o que ele está levando é compatível com o que está pagando. Fazemos a verificação não apenas do GNV, mas também do combustível líquido. Nossos dados são obtidos por averiguações e calibrações contínuas, o que nos ajuda a criar um padrão de qualidade".