Tecnologia

Estudantes de Lauro de Freitas criam robô Spider-Tech

Robô será usado para facilitar o estudo da aranha nas aulas de Biologia
Ascom Educacao , Lauro de Freitas | 02/11/2018 às 11:59
Protótipo Spider-Tech
Foto: div

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Tecnologia, Informação e Comunicação, unidade da rede estadual de ensino localizada em Lauro de Freitas, utilizaram a Robótica para criar o protótipo de uma aranha. O Spider-Tech ou aranha tecnológica imita o comportamento do aracnídeo e é capaz de representar os seus meios de defesa, se assemelhando ao máximo do original. O objetivo é facilitar uma maior compreensão sobre o assunto nas aulas de Biologia. A inovação é uma das atrações da 1ª Feira de Artes, Ciências, Engenharia e Matemática do CEEP, que será realizada na quinta-feira (1/11).

A feira apresenta como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” e reunirá tecnologias sociais e inovações, de baixo custo e de grande alcance social, desenvolvidas pelos estudantes. O sistema de irrigação automatizado é um dos exemplos, bem como o Recicla Jovem, que visa à sustentabilidade socioambiental.

O Spider-Tech já tem dois modelos desenvolvidos. Os dois foram feitos em uma impressora 3D, contendo essencialmente uma placa Arduino e Servos

Motores, tendo sua linguagem de programação em C++. “O que nós, os desenvolvedores, pretendemos conseguir no momento atual, é uma comprovação científica do quão eficiente ele pode ser, e para isso, demos aulas no Ensino Fundamental para realizar este levantamento de dados, ao nosso ver, o Spider-Tech é uma excelente junção entre as áreas Biológicas e Tecnológicas”, destacou o estudante Renan Abreu, 17 anos, um dos participantes do projeto.

O diretor do CEEP, Denis Rios Daltro, explica que serão mais de 20 projetos apresentados – todos desenvolvidos por alunos do CEEP, com orientação dos professores orientadores. “A feira é uma oportunidade de unirmos teoria e prática, além de ser um espaço para o aluno mostrar o conhecimento adquirido. A ideia é despertar o interesse pela iniciação científica e para a vocação de cada um, seja na área de Humanas, de Engenharia ou de Ciência, entre outras”, afirmou.

 

Serviço:

 

1ª Feira de Artes, Ciências, Engenharia e Matemática do Centro de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação

Onde: Centro de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEP).

Endereço: Rua dos Vereadores, s/n – Lauro de Freitas – BA