Tecnologia

Workshop de Tecnologia da Informação reúne educandos Qualifica Bahia

O evento contou ainda com palestra do representante do Sebrae, Marcos Dantas
Ascom Setre , Salvador | 19/10/2018 às 12:53
Workshop de Tecnologia da Informação
Foto: Yago Matheus

O curso de Instalador e Reparador de Redes do Programa Qualifica Bahia possibilitou o retorno de Luciano Vieira, 43 anos, ao mercado de trabalho. “Foi uma oportunidade única pra mim, aprendi muito com os professores e, hoje, trabalho na área, colocando em prática o que aprendi no curso”, conta o morador de Lauro de Freitas, que estava desempregado há três anos.

Na manhã desta quinta-feira (18), ele participou do I Workshop de Tecnologia da Informação realizado pelo programa, no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A atividade reuniu 60 trabalhadores que participaram de cursos do segmento de informática, oferecidos pelo Qualifica Bahia. Na programação, palestra com o profissional de TI Edson Matos, que abordou os desafios e as tendências da área.

“O objetivo do workshop é motivar as trabalhadoras e os trabalhadores que estão concluindo os cursos, apresentando oportunidades de geração de emprego e renda”, explica o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis, que participou da atividade juntamente com a coordenadora de Qualificação Profissional da secretaria, Kadine Bárbara.

A vendedora Rita Farias, 35 anos, destaca que a formação foi proveitosa. “O aprendizado foi muito grande, os conteúdos muito ricos. A expectativa é que os conhecimentos sejam úteis para complementar minha renda”, afirmou.

O evento contou ainda com palestra do representante do Sebrae, Marcos Dantas, sobre os caminhos e as vantagens da formalização do microempreendedor individual. Os participantes também puderam se cadastrar no SineBahia e no Contrate.Ba, plataforma de intermediação de mão de obra autônoma do Governo do Estado.

 

Programa

Iniciativa da Setre, o Qualifica Bahia disponibilizou, em 2018, 2.460 vagas, em 82 municípios, de 23 territórios de identidade. Os cursos atendem as cadeias produtivas de Agricultura Familiar; Alimentos; Beleza, Estética e Bem-Estar; Construção Civil; Cooperativismo; Serviços; Tecnologia da Informação; Têxtil; Turismo e Hospedagem, entre outras.