Tecnologia

Uso de Lentes de Contato nos dentes despertam para cuidado com a saúde


Quando já foi implantada a lente de contato nos dentes, quais as dicas para preservá-la?


CC , da redação em Salvador | 16/08/2018 às 13:50
Quando já foi implantada a lente de contato nos dentes, quais as dicas para preservá-la?
Foto:


Dentes brancos e um lindo sorriso são sonhos de consumo para qualquer pessoa. E, na busca por uma arcada dentária perfeita, as pessoas têm feito inúmeros procedimentos, entre eles o uso das lentes de contato dentárias. Mas, o que nem todos sabem são os riscos que essas lentes podem causar. Para explicar sobre o assunto, o dentista do Hapvida, Ezemir Guimarães, respondeu alguns questionamentos sobre o procedimento.

As lentes de contato nos dentes estão em alta, mas quais os riscos à saúde bucal elas podem causar?
 
Os cuidados sobre higienização de reabilitações com lentes de contato dental devem sempre ser maiores que o cuidado com dentes naturais. A relação entre paciente e profissional deve ser muito próxima para que ambos entendam do processo que está sendo executado. Vale destacar, que procedimentos mal conduzidos ou mal indicados ficam muito mais propensos às falhas. Defeito na interface de cimentação, seleção inadequada do cimento utilizado, desajuste oclusal, traumas, doença periodontal pré-existente, por exemplo, são fatores que conduzem ao insucesso do procedimento.

 
Quando já foi implantada a lente de contato nos dentes, quais as dicas para preservá-la?


Lentes de contato dentais instaladas devem ser cuidadas, incluindo às visitas periódicas semestrais a um dentista para revisão de procedimentos. O uso de fita dental é recomendado, assim como a observação se não existem quadros de bruxismo, apertamento dentário, ou hábitos parafuncionais que promovam atrição indevida. Quando observado estes quadros, é necessária uma intervenção imediata de forma preventiva.

Outro ponto importante é não colocar lentes de contato dental em pacientes com má oclusão ou ausências dentárias.

Qual a idade recomendada para o uso de lentes de contato?

Não se define o uso de lentes de contato dentaria por idade cronológica. A indicação de lentes deve ser em observação à necessidade de correção de alguma desordem estética, seja por alteração de cor ou forma. A decisão sobre a reabilitação com lentes de contato também deve ser pautada pelo bom senso e bem-estar do paciente. Sendo assim, em qualquer idade e tempo pode ser feita uma reabilitação com lentes de contato dental, desde que esteja sob uma indicação precisa.