ter?a-feira, 18 de dezembro de 2018
Tecnologia

Big Data e Cidades Inteligentes Impactos da análise de dados digitais

Dia 17 de agosto, Caixa Culktura
Lab da Noticia , Salvador | 08/08/2018 às 11:36
Análise de dados digitais
Foto:

Todas as informações que deixamos online ao usar a internet, sejam nossos dados pessoais, nossas opiniões ou hábitos de consumo, podem ser usados para gerar inteligência e consequentemente, aplicações digitais que podem nos ajudar a navegar melhor o mundo hiperconetado a nossa volta. Para conversar sobre as implicações práticas do uso desse dados digitais, o Painel Atitude Digital traz nomes de referência para sua mesa de abertura – Big Data e Cidades Inteligentes. Rafael Molina e Grimaldo Oliveira são os convidados do bate-papo que acontecerá no dia 17 de agosto, a partir das 18 horas.

A ideia é conversar sobre as implicações práticas do uso de dados digitais do mundo conectado, abordando também conceitos como segurança digital, internet das coisas e cidades inteligentes. O objetivo é mostrar como o uso de dados podem impactar as pessoas comuns de forma positiva, num viés que vá além da polarização entre os que vêm dados como uma ameaça à privacidade ou como uma mina de ouro para empresários do setor privado.

Gestor de Projetos de Inovação da Cittati Tecnologia, Rafael Molina é responsável pelo processo de desenvolvimento de novos produtos e gestão de projetos de inovação. Atuou na construção de diversos sistemas para cidades inteligentes, em projetos de abrangência nacional e internacional, utilizando preceitos de internet das coisas para captura de dados e tratamento em estruturas de big data.

Graduado em Ciências e Tecnologia e Engenharia de Gestão pela Universidade Federal do ABC (UFABC), é mestre em Engenharia da Informação pela mesma instituição e mestre em Administração de Empresas com ênfase em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (FEA/USP). Como pesquisador, criou modelagem de estruturação de conhecimento por meio de linguagem natural e estudou a modelagem de inovação para validação de conceitos e desenvolvimento de novos produto, obtendo destaque em suas divulgações científicas, com menções honrosas e publicações.

Grimaldo Oliveira é mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e bacharel em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha como Gerente do Núcleo de Inteligência de Dados do Estado da Bahia (PRODEB), atuando há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, ferramentas de tomada de decisão e estatística. É editor do blog BI com Vatapá e autor do eBook  BI COMO DEVE SER - O guia Definitivo.

A mesa será mediada por Genaro Costa, especialista em computação de alto desempenho e gerente de projetos na Atos - multinacional focada em serviços de TI. Com graduação em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997), Mestrado (2006) e Doutorado (2009) em Computação de Alto Desempenho pela Universidade Autônoma de Barcelona, possui experiência de gestão de equipes de desenvolvimento e suporte na iniciativa privada, conhecimento avançado em Banco de Dados, Sistemas Distribuídos e Engenharia de Software assim como experiência em ensino em diversas universidades. Trabalhou com pesquisa em temas como Grades Computacionais, Modelos de Desempenho, Computação de Alto Desempenho e Computação Heterogênea.

O Painel Atitude Digital é patrocinado pela CAIXA e Governo Federal, sendo uma realização da Icontent em parceria com o Portal iBahia.com. 

Painel Atitude Digital - Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades, serão os temas debatidos na primeira edição do Painel Atitude Digital. O evento vai estabelecer conversas sobre comportamento e cultura em mesas e oficinas com a participação de nomes locais e nacionais de destaque, que têm contribuído para o estudo do ambiente digital, e suas evoluções.Ao todo são cinco mesas e duas oficinas, que buscam apresentar conexões entre as mudanças no nosso olhar perante o mundo e as principais tendências da cultura digital.  

Incentivo à cultura - A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências. 

A CAIXA Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi. 

Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador (BA), com sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador. 

Serviço

1ª Edição do Painel Atitude Digital 

Quando: 17, 18 e 19/08/2018 – (Sexta, Sábado e Domingo)

Onde: Caixa Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Entrada Franca, observada a capacidade do espaço - Estacionamento gratuito ao lado nos dias 17 de agosto, a partir das 18h e 18 e 19 de agosto, a partir das 14h. 

Horários do evento:

17/08/2018 - a partir das 18 horas

18 e 19/08/2018 - a partir das 14 horas

Classificação: Livre