Tecnologia

GAROTOS DO TIME JAVALIS SELVAGENS da Tailândia voltam para casas

GAROTOS DO TIME JAVALIS SELVAGENS da Tailândia voltam para casas
Da Redação , Salvador | 18/07/2018 às 10:37
Toda a equipe recuperada
Foto: AFP

Os garotos das cavernas tailandesas brincaram que achavam que haviam “cavado para a Inglaterra” quando ouviram a voz de um mergulhador britânico que veio resgatá-los, diz The Sun.

Falando pela primeira vez desde que saíram do hospital, os estudantes relembraram o momento “milagroso” enquanto contavam sua história de sobrevivência.

Adun Sam-On, 14 anos, contou como ele gritou “oi” quando dois mergulhadores britânicos os encontraram no fundo da caverna de Tham Luang.

“Foi mágico, fiquei chocado, tive que pensar na pergunta quando se levantou ele perguntou“ como vai você? ”E eu disse“ estamos bem ”.

"Eu disse 'posso ajudá-lo?' e ele disse "não, apenas vá até a borda.

"Eles perguntaram 'quantos de vocês'. Eu disse '13' e eles disseram 'brilhante'.

O treinador encorajou os meninos a cavar para lhes dar algo para fazer e não perder a esperança.

Eles acrescentaram que eles se reuniram e rezaram para serem salvos enquanto a água subia dentro da caverna em que estavam presos.

Depois de dez dias na caverna, os meninos estavam "incrivelmente fracos e cansados" depois de dez dias presos dentro da água potável das paredes da caverna.

O mais novo disse que "pensou em arroz frito" enquanto estava morrendo de fome na caverna.

Um menino disse: "Eu estava com medo de não ir para casa, que eu seria repreendido pela minha mãe".

O treinador Ake disse que alguns pensaram que havia uma maneira de sair da caverna, então eles se moveram para trás através da caverna.

Ele acrescentou: "Ouvimos a água subindo em nossa direção enquanto esperamos para ser resgatados. Ela subiu quase 3 metros. Eles não conseguiram ouvir a chuva lá fora".

Mas os meninos ficaram aliviados quando um mergulhador Britânico chamado Jason chegou com comida para os rapazes presos depois de 10 dias na caverna.

Depois que eles foram libertados, eles puderam assistir a final da Copa do Mundo, onde a maioria dos garotos apoiou os vencedores, a França.

Eles também deram uma homenagem comovente ao mergulhador do Navy SEAL, Saman Kunan, que perdeu a vida no resgate.

Alguns disseram que se sentiram "culpados" por sua morte, mas também o agradeceram por seu sacrifício.

Mas quando perguntado se eles voltariam ao ônibus da caverna, Ake disse que poderia com um guia, mas muitos disseram que ficariam com medo.

Outro disse que estava preocupado em não fazer o dever de casa enquanto estava preso na caverna.

Também foi confirmado que os rumores sobre eles serem incapazes de nadar eram falsos, pois eles nadam regularmente após o treino de futebol.

Todos os garotos disseram que queriam pedir desculpas a seus pais, porque muitos disseram que estavam praticando futebol, sem entrar em uma caverna.

Mas um deles acrescentou que ele lhes disse que eles iriam explorar as cavernas, mas contaram a eles a errada.

Todos disseram que estavam ansiosos para chegar em casa e fazer suas refeições caseiras favoritas.

Os garotos fizeram uma demonstração rápida de suas habilidades de manipulação de bola em um campo de futebol especial em miniatura montado no salão onde eles vão se encontrar com a mídia na quarta-feira.

Eles então abraçaram seus amigos antes de se sentar na frente com médicos e outros que os ajudaram durante a provação.